Santo André, 18 de julho de 2025 - A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), interditou nesta sexta-feira (18) um bar na Avenida Itamarati, na Vila Curuçá, por problemas recorrentes de poluição sonora. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Manutenção de Serviços Urbanos.
O local promovia shows com música ao vivo, sem qualquer tipo de isolamento acústico. Em razão das reclamações por parte da população, a equipe de fiscalização ambiental do Semasa já havia autuado o proprietário diversas vezes, orientando inclusive sobre a legislação vigente. No entanto, os problemas persistiram.
As equipes municipais lacraram o estabelecimento com a colocação de barreiras de concreto, conhecidas como “new jersey”. Para obter a desinterdição, o responsável deverá pagar as multas, assinar o Termo de Compromisso e comprometer-se a não realizar mais eventos ou emitir sons acima do limite permitido por lei.
Fiscalização constante - Em 2025, o Semasa já emitiu 143 advertências ambientais e 255 Autos de Infração Ambiental (equivalente à multa) por problemas de ruído acima dos limites permitidos. Além disso, 13 locais foram interditados em razão desse tipo de crime ambiental.
As fiscalizações são realizadas durante as Operações Sono Tranquilo, que ocorrem em parceria com a Prefeitura, além de vistorias e plantões de rotina, com base nas ordens de serviço abertas no site do Semasa, na Central de Atendimento Telefônico e no aplicativo Colab.
Para denunciar casos de poluição sonora em estabelecimentos como bares, adegas, restaurantes, escolas de samba, além de obras e templos religiosos, o cidadão deve entrar em contato pelos canais oficiais do Semasa, no site
www.semasa.sp.gov.br, ou pelo atendimento telefônico (0800-4848115 ou 4433-9300), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.