23 DEZ 2022
Santo André entrega 15 novos ônibus e moderniza frota do transporte público
Veículos estão sendo equipados com sistema de bilhetagem eletrônica e atenderão, em média, as 20 mil pessoas que usam as linhas I02, T15 e T17
Santo André, 23 de dezembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reforçou a frota do transporte público municipal com a entrega de 15 novos ônibus nesta sexta-feira (23). Com a proposta de oferecer modernização, facilidade e segurança para o dia a dia do andreense, os veículos zero-quilômetro fazem parte da Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André, e atenderão em média 20 mil usuários que diariamente utilizam as linhas I02 (Jardim Ana Maria - Cidade São Jorge), T15 (Estação Santo André - Mário Covas) e T17 (UniABC - Jardim Alvorada).

“Finalizamos este ano com 148 ônibus novos desde o início de nossa gestão. Agora, com este novo modelo de gestão, os usuários recebem um serviço de transporte cada vez melhor na cidade porque o nível de exigência também aumenta. Quase 45 % da frota que roda hoje foi entregue com ônibus zero-quilômetro e é renovada a cada quatro anos em média”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Os novos ônibus contam com ar-condicionado e, sobretudo, com a novidade do sistema de bilhetagem eletrônica, que está em fase de testes e em breve será disponibilizada. O pagamento da passagem poderá ser feito usando apenas o celular, pelo aplicativo do banco digital. Ao aproximar o aparelho do leitor, o acesso pela catraca será imediatamente liberado.

Além disso, a nova frota - com investimento de cerca de R$ 9,9 milhões - conta com câmera para reconhecimento facial, trazendo segurança e evitando fraudes. Os veículos trazem porta USB para carregamento de celular e elevador para os cadeirantes.

“Esta é mais uma entrega da nossa secretaria para melhorar cada vez mais o nosso sistema de transporte. São mais de quatro milhões de pessoas sendo transportadas por mês em nossa cidade, o que mostra o tamanho da nossa responsabilidade no que se refere a transporte público”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

Danilo Regis Fernandes Pinto, diretor da Viação Guaianazes, comemorou a entrega. “Com estes 15 novos ônibus que já rodarão a partir de segunda-feira, entregamos neste ano 50 ônibus com o objetivo de melhorar cada vez mais o nosso sistema de transporte”.

Manutenção dos pontos de parada de ônibus - A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André e a SATrans, gerenciadora do sistema de transporte público na cidade, vem realizando algumas trocas de equipamentos e reparos nos cerca de 1.028 abrigos de parada de ônibus nas mais diversas regiões do município.

A equipe responsável por essa ação, após realizar avaliação dos abrigos, estabelece quais as necessidades e as prioridades para a realização da manutenção nos equipamentos. A iniciativa inclui limpeza, pintura, manutenção e reforma. Em alguns casos, inclui ainda a troca, reinstalação, instalação, retirada e remanejamento do equipamento, além de sinalização e demarcação do ponto de parada para reservar espaço adequado aos ônibus.
Autor: Caroline Terzi