29 DEZ 2022
OBRAS PÚBLICAS
Córrego dos Missionários, em Santo André, ganha obra de drenagem para combater alagamentos
Intervenção ampliou em cinco vezes o escoamento da água na tubulação sob a praça no entroncamento da Rua dos Missionários com a Estrada do Pedroso

Santo André, 29 de dezembro de 2022 - Moradores da Vila Rica, Vila Luzita, Núcleo Missionários e adjacências serão beneficiados com uma obra de drenagem entregue nesta quinta-feira (29) pela Prefeitura de Santo André. A intervenção visa combater os alagamentos na região e foi realizada no Córrego dos Missionários, sob o entroncamento da Rua dos Missionários com a Estrada do Pedroso.

Com a troca de tubulação realizada no local, a vazão de água vai aumentar em cinco vezes, reduzindo os riscos de enchentes. Além disso, a Sabesp realizou a separação das redes de esgoto e de águas pluviais. A obra também contemplou a reconstrução e o paisagismo da praça, localizada exatamente acima do curso d’água. Foi investido cerca de R$ 1,2 milhão nas intervenções.

“É a finalização de uma obra muito importante em parceria da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e a Secretaria de Mobilidade Urbana. Aqui era um dos pontos da cidade onde, com o grande volume de chuva, enchia e prejudicava os comerciantes e a mobilidade das pessoas. Fizemos uma obra de drenagem que aumentou a capacidade de escoamento da água em cinco vezes. Então a gente minimizou muito os problemas de drenagem da região e vai ganhar também nova sinalização, iluminação modernizada e a praça com uma cara nova. Então é mais uma obra importante que a gente tira do papel”, celebra o prefeito Paulo Serra.

Antes da inauguração desta obra, o prefeito Paulo Serra já havia entregado outras intervenções de drenagem, como a ampliação em 30% na capacidade do piscinão Santa Teresinha e canalização do córrego Cassaquera. Além disso, está sendo contratada a grande obra do piscinão da Vila América.

Chuvas de verão - Desde 1º de dezembro e até 15 de abril está em ação o POCV (Programa Operação Chuvas de Verão), no qual todos os procedimentos técnicos e operacionais são traçados anteriormente ao período de chuvas, em conjunto com as  áreas da Prefeitura, que possuem interface com os riscos dessa época. No período, toda a estrutura pública fica em estado de observação e à disposição para atendimento de emergência da Defesa Civil (Decreto Municipal 18.019/2022).

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142