09 JAN 2023
Santo André realiza segunda reunião de mobilização sobre a Lei Paulo Gustavo
Encontro presencial e virtual terá ainda o lançamento de um portal dedicado ao assunto

Santo André, 9 de janeiro de 2023 – A Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André, será palco na noite desta segunda-feira (9) da segunda reunião de mobilização com produtores culturais em prol da Lei Complementar 195, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo. A realização é da Secretaria de Cultura da cidade, em conjunto com o CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais).

A partir das 19h, produtores culturais do município - em especial do setor audiovisual - interessados em conhecer a lei e acompanhar a construção dos editais na cidade, podem comparecer à biblioteca municipal para conhecer e debater sobre o assunto, tão pertinente para o setor – afinal, pode aumentar a produção cultural que impacta, consequentemente, na economia da cultura.

Para quem não puder estar presente, por se tratar de um evento híbrido, é possível acompanhar o encontro virtualmente: a reunião será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria de Cultura de Santo André, através do link www.youtube.com/@secultsantoandre.

A proposta dos organizadores do encontro é apresentar a lei, divulgar as possibilidades proporcionadas pela legislação, bem como estimular os produtores e produtoras da cidade a elaborarem projetos, além de se inteirarem dos editais.

A primeira reunião, realizada em 30 de novembro de 2022, contou com 68 participantes na Biblioteca Nair Lacerda. Criada em julho do ano passado, a Lei Paulo Gustavo visa o investimento de recursos do Fundo Nacional de Cultura na tentativa de amenizar os prejuízos do setor causados pela pandemia.

Em breve, Santo André receberá os recursos financeiros da Lei Paulo Gustavo. Mais de R$ 5 milhões serão disponibilizados por meio de editais que serão amplamente divulgados no município, com todas as regras de participação previstas na lei: apoio a produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, festivais e mostras, outras áreas da cultura, além de capacitação, formação e qualificação no audiovisual.

Espaço virtual - Em paralelo à reunião acontece o lançamento de um portal dedicado à Lei Paulo Gustavo em Santo André. O endereço é o www3.santoandre.sp.gov.br/cultura/leipaulogustavo/, no qual constarão agenda de reuniões, informações sobre editais, orientações em geral e o próprio texto da lei.

Serviço:
Reunião de mobilização sobre a Lei Paulo Gustavo