16 JAN 2023
Força-tarefa vacina 590 pessoas em Santo André
Maior procura foi pela quarta dose do imunizante contra Covid-19, disponível para pessoas com mais de 12 anos
Santo André, 14 de janeiro de 2023 – A força-tarefa de vacinação realizada pela Prefeitura de Santo André neste sábado (14) resultou em 590 doses de imunizantes aplicadas em sete unidades de saúde da cidade. Durante a ação foram ofertadas vacinas da Covid-19 e também todos os imunizantes disponíveis no calendário vacinal para atualização da caderneta.

“Mesmo com a pandemia sob controle na cidade, mantemos a guarda alta e abrimos, excepcionalmente, sete unidades de saúde, uma em cada território, para dar oportunidade ao munícipe que estivesse com doses em atraso atualizar a proteção contra a Covid. Não podemos facilitar. Quem não conseguiu receber o reforço neste sábado pode procurar uma das 35 unidades de saúde da cidade de segunda a sexta. É muito importante completar o esquema vacinal", pontua o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O pintor industrial Manuel de Assis Calixto, de 56 anos, aproveitou a folga do trabalho para tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na Unidade de Saúde Vila Luzita.

“Vim acompanhar a minha filha que precisava tomar a vacina dos 15 anos e também já aproveitei para tomar a quarta dose de Covid que estava atrasada. No dia que a dose estava disponível pra minha faixa etária, eu não pude vir. Eu trabalho e fica ruim sair durante o dia do serviço. Peguei duas vezes Covid, mas como eu já tinha três doses da vacina foi bem leve e não tive internação”, pontua Manuel Calixto.

Com 390 doses aplicadas, a maior procura foi pela quarta dose da vacina contra Covid-19, que estava disponível para pessoas com mais de 12 anos. Foram aplicadas 78 primeiras doses, 23 segundas doses e 86 terceiras doses. Houve ainda aplicação de duas quintas doses da vacina, atualmente disponíveis para pessoas imunossuprimidas com mais de 12 anos.

Também foram aplicadas 62 doses da Pfizer Baby, disponível para crianças com idade entre seis meses a dois anos que possuam comorbidade comprovada, além de 130 doses pediátricas.

Durante a semana a vacina segue disponível nas 35 unidades de saúde para pessoas com mais de 18 anos que, por algum motivo, ainda não se imunizaram, das 8h às 16h. Até o momento, 89% da população com mais de 18 anos está com a imunização completa em Santo André.

Autor: Rafaela Mazarin