17 JAN 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André promove capacitação para mulheres que dirigem ônibus, caminhões e vans Curso gratuito é voltado a condutoras com habilitação nas categorias D e E; início das aulas será em fevereiro Sant
Santo André, 17 de janeiro de 2023 - A Prefeitura de Santo André abriu inscrições para uma capacitação que será realizada no mês de fevereiro para mulheres operadoras de transporte. A ação espera aumentar a inserção de mulheres como força de trabalho, proporcionando empregabilidade e promovendo uma maior representatividade em todo o setor.

A capacitação será direcionada a mulheres que dirigem ônibus, caminhões e vans escolares e faz parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André, financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e em parceria com o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Escola de Ouro Andreense.

A motorista Paloma Edgenes Marciano, da Viação Guaianazes, é um bom exemplo dessa representatividade. Ela conta que atua na profissão há dez anos e que espera um aumento cada vez maior no número de mulheres no mercado de trabalho. "Eu encorajo mulheres que têm medo, não se sentem confiantes ou acham que não têm capacidade de ir em frente. Se este é um desejo ou sonho, tem que prosseguir, temos espaços em todas as profissões e precisamos ser bem vistas", destaca.

Paloma reforça ainda que seu desejo em dirigir ônibus vem de bastante tempo, essencialmente por conta de seu marido, que também é motorista. "Na minha família a grande maioria é formada por motoristas de ônibus e aí comecei a me interessar e despertou de vez a curiosidade. Meu marido me incentivou, fui lá, tirei minha habilitação e a empresa me deu essa oportunidade e abriu as portas para que construísse uma carreira", comemora.

As inscrições para a capacitação de mulheres operadoras do transporte acontecem até o fim de janeiro pela plataforma Google Forms, no link https://bityli.com/4bqLF. As vagas são limitadas.