19 JAN 2023
Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André
Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade

Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de chorume e, em breve, também vai contar com a usina móvel para resíduos de construção civil, conquistada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

As visitas técnicas e o recebimento de grupos ocorrem apenas com agendamento prévio, feito via site do Semasa – no link https://bit.ly/visiteoaterrosa – e são voltadas a toda a população interessada, desde o meio acadêmico, escolas, empresas e a sociedade civil. Em 2022, quando a visitação foi retomada após o fim das restrições da pandemia, o local recebeu 1.087 pessoas, incluindo delegações de outros municípios e servidores da Prefeitura de Santo André e da autarquia.

Grupos devem ter, no mínimo e preferencialmente, 15 integrantes. Importante lembrar que, em caso de visitas de moradores, crianças menores de 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Quando o interessado desejar realizar a visita técnica, mas não possuir um grupo de pessoas, poderá fazer a inscrição pelo site e, quando houver novo grupo montado pela equipe, será chamado a integrar a agenda conjunta. Além disso, não é aconselhável a participação de gestantes e crianças de colo.

O Aterro Sanitário é um equipamento público, único do ABC, e um dos mais bem avaliados do Estado. Todos os resíduos úmidos gerados em Santo André são depositados no espaço, o que equivale a uma média 19 mil toneladas por mês. O Aterro está localizado na Rua Fernando Costa, s/n, no Parque Gerassi.

Autor: Paloma Alvarez