25 JAN 2023
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André traça estratégia para avaliação diagnóstica de aprendizagem
Análise periódica dos alunos da rede municipal auxilia no planejamento do ano letivo

Santo André, 25 de janeiro de 2023 - Realizada desde 2021 pela Secretaria de Educação de Santo André, a avaliação diagnóstica dos alunos da rede municipal seguirá sendo feita em 2023. A iniciativa, que auxilia as equipes de ensino na elaboração de estratégias ao longo do ano letivo, analisa o desempenho de estudantes do 2ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental em quatro áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A avaliação diagnóstica foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (25) na Secretaria de Educação, com a presença do secretário Almir Cicote, juntamente com sua equipe técnica, e a participação virtual da professora Maria Inês Fini, reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas, que idealizou o sistema de avaliação utilizado em Santo André.

“Esta avaliação é de extrema importância para o desempenho dos alunos e professores, além da nossa gestão focada na Educação. Já sabemos da relevância desse projeto e acompanhamos os excelentes resultados dando continuidade na iniciativa, planejando da melhor forma o ano letivo de 2023”, destacou o secretário de Educação, Almir Cicote.

Maria Inês Fini aproveitou para ressaltar os encaminhamentos da parceria. “Orgulho desenvolver essa ação com uma equipe que, desde o início, em 2021, nos acolheu de maneira muito próxima e produtiva. Nesta nova era mundial, a Educação vem com ainda mais força na efetividade das políticas sociais”, comentou.

Para a avaliação na rede, foram aplicadas provas apresentadas no formato digital, via plataforma iClipe – uma ferramenta completa que contribuiu para que a rede municipal pudesse trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos no período do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. Após esse processo, os profissionais da Educação tiveram acesso às informações que permitem mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.

Em continuidade ao processo de avaliação, em 2022 as análises foram realizadas por trimestre, de acordo com o Documento Curricular da rede municipal de Santo André, considerando as habilidades previstas para cada ano e ciclo.

Autor: Caroline Terzi