26 JAN 2023
Websérie conta histórias da Cultura de Santo André
Em oito episódios, programa que vai ao ar nesta sexta terá relatos de produtores e agentes culturais da cidade

Vídeo: https://we.tl/t-c8zOsSPOYW

Santo André, 26 de janeiro de 2023 - Apresentar produtores e agentes que contribuem com a identidade cultural de Santo André, contando suas histórias e mostrando a forma como elas fortalecem a cultura andreense. Essa é a ideia do Santo André na Lupa, projeto idealizado pela Secretaria de Cultura que será lançado no YouTube nesta sexta-feira (27), às 19h, no endereço youtube.com/@santoandrenalupa.

Serão oito episódios, cada um deles com 10 a 20 minutos de duração, que serão lançados quinzenalmente. Entre os propósitos do programa estão desbravar a cultura da cidade e exibi-la para a comunidade andreense, a partir da vivência e experiência de pessoas dentro de suas atividades artísticas. Será apresentado um pouco do que existe nesse segmento em cada bairro do município.

"O Santo André na Lupa é um desafio, ao mesmo tempo que é uma aventura. Encontrar pessoas relevantes para o cenário cultural de Santo André é muito positivo. Enxergar o invisível e contar para todos que ele existe, me motiva demais. Espero que motive a todos também", enaltece a secretária adjunta de Cultura de Santo André, Azê Diniz.

O Santo André na Lupa, inclusive, ultrapassou o campo da cultura e também explorou assuntos como gastronomia e religião, descobrindo histórias que contribuem para a pluralidade artística e cultural de Santo André. Consequentemente, a expectativa é a de que o projeto ganhe corpo, força e continuidade.

"Esperamos que na segunda temporada as pessoas se interessem em participar. A ideia é que o agente, o munícipe, a bordadeira, a benzedeira, o músico, enfim, se entenda como artista e nos procure. Ficaremos muito satisfeitos com a participação espontânea das pessoas. E, com certeza, o programa e os episódios serão infinitamente mais interessantes", pontua Azê Diniz.

O Santo André na Lupa percorreu os bairros Jardim Ana Maria, Jardim Santo André, Vila Guiomar, Sacadura Cabral, Parque Marajoara, Parque Jaçatuba, Vila Floresta, Vila Assunção e Recreio da Borda do Campo.

Outros detalhes, informações e vídeos com extras, bastidores, melhores momentos e muito mais podem ser conferidos no Instagram e no TikTok do projeto Santo André na Lupa (@santoandrenalupa).

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142