13 FEV 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Santo André abre editais para serviços de convivência e fortalecimento de vínculos
Dois chamamentos da Secretaria de Assistência Social vão definir entidades que atuarão nos bairros Jardim Ana Maria e Jardim Alzira Franco
Santo André, 12 de fevereiro de 2023 - A Prefeitura de Santo André abriu dois editais de concorrência pública para entidades assistenciais interessadas em oferecer serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. As instituições vão atuar no Jardim Ana Maria e no Jardim Alzira Franco.

O serviço visa complementar o trabalho feito pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) em territórios vulneráveis, realizando atividades voltadas ao desenvolvimento da autonomia e protagonismo das crianças e adolescentes e proporcionando acesso a experiências de lazer, culturais e esportivas, além de brincadeiras, jogos pedagógicos e passeios, entre outras vivências lúdicas que contribuem para a formação e participação cidadã.

O chamamento para escolha da entidade assistencial que vai atuar no Jardim Ana Maria prevê atendimento a 200 crianças e adolescentes e termina nesta segunda-feira (13). Já o edital para definir a instituição que prestará serviço no Jardim Alzira Franco tem previsão de atender 90 crianças e adolescentes e será finalizado em 28 de fevereiro.

”É muito importante a realização destes chamamentos públicos, entre outros motivos, porque mostra para a população a existência do serviço de fortalecimento de vínculos, que amplia a rede de proteção e atende crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, com apoio das entidades sociais", destaca o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

Os serviços de convivência atuam na proteção social e apoio no desenvolvimento do fortalecimento dos vínculos familiares e com a comunidade, sendo mais um dos serviços ofertados pelos Cras para a melhoria na qualidade de vida das famílias. Mais informações sobre os editais podem ser acessadas no link: http://e-compras.santoandre.sp.gov.br/.

A Secretaria de Assistência Social, pasta responsável pela proteção social básica do município, tem investido e avançado na qualificação e apoio técnico de parcerias e está em busca de novos parceiros para compor esta rede de atores unidos pela proteção social integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e suas famílias.

As famílias interessadas em incluir seus filhos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) devem procurar o Cras mais próximo para obter mais informações. O serviço atende apenas famílias em situação de vulnerabilidade, que são acompanhadas pelos Cras.

Autor: Daniele Vieira