16 FEV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Paranapiacaba terá quatro dias de folia no Carnaval “Vem pra Vila”
Entre as atrações estão o Bloco das Bruacas, matinê para crianças e concurso de fantasias adulto e infantil

Santo André, 16 de fevereiro de 2023 – Uma tradição de décadas estará de volta a Paranapiacaba a partir deste sábado (18), depois de dois anos interrompida por causa da pandemia. É o Carnaval “Vem pra Vila”, que ocorrerá de 18 a 21 de fevereiro, das 10h às 19h

O evento, promovido por empreendedores de Paranapiacaba, é destinado a pessoas de todas as idades, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André e do comércio local. Entre os destaques estão as apresentações da Banda Caxambu (sábado, às 14h); Bloco das Bruacas (segunda, às 12h); Bloco Ciacaba na Folia (terça, às 14h), matinê para crianças (domingo, às 14h);  pintura facial (segunda, às 11h) e concurso de fantasias adulto e infantil (domingo, às 15h).

Para o concurso de fantasias é necessário se inscrever no Galpão dos Solteiros (Rua Schnoor, 404) com Anita Carvalho. Haverá premiação para os cinco melhores de cada categoria, além de um brinde surpresa.

“O importante é fomentar o turismo e a economia na Vila”, afirma Roze Balmann, uma das integrantes da Comissão de Organização de Eventos. Nos quatro dias de folia o comércio vai funcionar em tempo integral a fim de ofertar ao turista o que há de melhor na gastronomia e nas artes.

No Mr. Balmann Cervejaria, de propriedade de Roze Balmann, o DJ Gege estará das 10h às 14h animando a festa. E quem quiser levar uma lembrança pode adquirir o combo carnavalesco, composto por um abadá (camisa personalizada), uma caneca com cordão e brindes surpresas por R$ 50.

Outras opções - Quem não quiser curtir a folia de Momo, a Vila oferece outras opções mais tranquilas. O circuito museológico, por exemplo, é formado pelo Museu Castelo (Caminho do Mens, s/n), a antiga casa do engenheiro-chefe da ferrovia (ingresso custa R$ 10), e a Casa da Família Ferroviária (Avenida Fox, s/n), uma reconstituição da residência de um funcionário da ferrovia da década de 30 (ingressos R$ 5).

Outros espaços de visitação na parte baixa são o Centro de Documentação em Arquitetura (Avenida Campos Salles, s/n), que reúne maquetes das casas da Vila Martin Smith; a Forjaria (Rua Direita, s/n) e o Museu Tecnológico Ferroviário Funicular (ingresso R$ 10). Há ainda o Centro de Informações Turísticas (CIT) no Largo dos Padeiros. Todas as atrações estarão abertas de 18 a 21 de fevereiro, das 10h às 16h.

Para os amantes da natureza, o Parque Nascentes de Paranapiacaba é o ideal. São mais de quatro milhões de metros quadrados entre plantações na Mata Atlântica. O local possui seis trilhas e abriga as nascentes do Rio Grande, que dão origem à Represa Billings.

Programação do Carnaval em Paranapiacaba:

Sábado | 18/2
10h às 14h - DJ Gege - Mr. Balmann
10h às 16h - Inscrições para Concurso de Fantasias - Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba
11h às 14h - Pintura facial e de cabelo - Feira Caminhos do Cambuci - Antigo Mercado
14h às 19h - Banda Caxambú  - Concentração no Coreto com percurso pela vila até as 16:30. Apresentação segue no coreto.

Domingo | 19/2
10h às 14h - DJ Gege - Mr. Balmann
10h às 14h - Inscrições para Concurso de Fantasias - Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba
14h às 19h - Banda Caxambú - Concentração no Coreto com percurso pela vila até as 16:30, retornando ao coreto para apresentação que segue até as 18h