06 MAR 2023
CULTURA
Arte-educador Rodrigo Smul faz lançamento simultâneo de seu livro em bibliotecas de Santo André
Livro ‘Pombo Branco e as Crônicas da Casinha’, que mostra a realidade da Fundação Casa, estará disponível em unidades nesta segunda
Santo André, 5 de março de 2023 – Para garantir o acesso ao seu novo trabalho, o livro ‘Pombo Branco e as Crônicas da Casinha’, no qual mostra a realidade da Fundação Casa, o grafiteiro, arte-educador e gestor cultural Rodrigo Smul realiza uma ação inusitada. Nesta segunda-feira (6) será feito o lançamento da publicação simultaneamente em várias bibliotecas municipais de Santo André. O objetivo é garantir o acesso gratuito, a leitura e o fomento da Cultura nos mais diversos bairros e regiões da cidade.

Segundo Smul, diferentemente de um lançamento tradicional de um livro, a ideia consiste em doações de exemplares para as bibliotecas públicas, fazendo com que o maior número possível de munícipes tenham contato com o livro, através de empréstimos. “A descentralização e gratuidade são necessárias, pois muitas pessoas não têm condições financeiras de  comprar um livro”, justifica.

Assim, já a partir desta segunda-feira, a publicação estará disponível nas bibliotecas do Cata Preta, CEU Marek, Vila Humaitá, CEU Ana Maria, Cecília Meirelles, Vila Sá, Vila Linda, Vila Palmares, Nair Lacerda e Paranapiacaba.

Objetivos da obra - O objetivo principal do livro, em forma de estudo e vivências reais, que o autor chamou de “Diário de Bordo”, foi mostrar a realidade da Fundação Casa na ótica de alguns adolescentes privados de liberdade e despidos de suas individualidades, mas também na ótica dos funcionários, professores e professoras, e parceiros das mais variadas instituições e de diversos municípios.

Outro objetivo foi evidenciar a importância das Artes Visuais, principalmente do graffiti, como ferramenta de transformação social na vida desses jovens, muitas vezes vítimas da ausência de direitos básicos dos quais o Estado deveria garantir. “Busquei ao longo da minha caminhada como arte-educador propiciar a convivência grupal dos adolescentes e de suas famílias, facilitando, assim, a troca de experiências, a reflexão e a discussão das questões inerentes à adolescência, aos direitos sociais e à cidadania”, explica.

‘Pombo Branco’ - Sobre o nome do projeto, Smul explica que é a denominação dada à reunião extraordinária dos jovens privados de liberdade, que cumprem sua medida de internação dentro de algumas unidades da Fundação Casa, mas sem a presença de funcionários da segurança, ou mesmo da pedagogia. “O objetivo do ‘Pombo Branco’ é decidir sobre situações extremas ou deliberar as demandas que acham decisivas e importantes para o bom convívio de toda população na casa”, comenta.

Ainda segundo Smul, o propósito da obra é também levar ao conhecimento da sociedade todos os acontecimentos, mas não fragmentados como nos jornais e mídia, onde só ouvem e mostram os casos isolados, as rebeliões e as represálias. A ideia é mostrar que dentro das unidades da Fundação Casa existem parcelas de uma sociedade que necessitam de um tratamento e de uma dignidade de pessoa humana, e não de uma segregação por parte da população e do Estado.

“Acima de tudo são humanos, sendo imprescindível o apoio para suas recuperações. No entanto, por viverem coletivamente fora do ambiente cívico-urbano, existem leis regidas por códigos não escritos, baseadas apenas no respeito e na disciplina”, finaliza.

Currículo - Rodrigo Smul nasceu em 1979 em Santo André. Fã de história em quadrinhos, desde a infância já escrevia histórias no caderno de receitas da sua avó. Na adolescência conheceu o movimento hip-hop e se tornou escritor de graffiti.
Os temas abordados por ele em seus desenhos e pinturas costumam se relacionar ao próprio cotidiano em que vive, com foco na arte urbana, mas também em pesquisas do Folclore e da Cultura popular.

Na faculdade de Educação Artística teve contato com a educação não formal, se tornando arte-educador em diversos projetos dentro de comunidades carentes, ministrando oficinas de graffiti, história em quadrinhos, ilustração, entre outras.

Foi aí que conheceu a Fundação Casa, dando aulas de graffiti para os jovens privados de liberdade. Se apaixonou pelo desafio de levar o conhecimento para esses jovens, e também em escrever um livro, baseado no diário de bordo das suas aulas.

Atualmente é gestor cultural e atuante de movimentos de juventudes e moradia pelo ABC e Grande São Paulo.

Serviço
Lançamento do livro ‘Pombo Branco e as Crônicas da Casinha’, do arte-educador Rodrigo Smul
Simultaneamente nas bibliotecas municipais de Santo André Cata Preta, Céu Marek, Vila Humaitá, Céu Ana Maria, Cecília Meirelles, Vila Sá, Vila Linda, Vila Palmares, Nair Lacerda e Paranapiacaba.
Data: 6/3/23 (segunda-feira)
Atividade gratuita