06 MAR 2023
Programa de Santo André oferta cuidado a munícipes com sobrepeso e obesidade
Dia Mundial da Obesidade alerta sobre importância de combater a doença; munícipes que desejam perder peso devem procurar unidade de saúde mais próxima
Santo André, 4 de março de 2023 – O Dia Mundial da Obesidade, celebrado neste sábado (4), foi criado pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de alertar a população sobre a importância de combater a doença, além de incentivar a manter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas.

Em Santo André, a Secretaria de Saúde realiza um amplo trabalho para promover bem-estar e qualidade de vida aos munícipes com sobrepeso e obesidade. Em 2019, foi criado o Núcleo de Obesidade, que proporciona acompanhamento integral de pacientes que enfrentam a doença, unindo atenção básica, rede de urgência e emergência, atenção especializada e rede hospitalar.

As unidades de saúde são locais de referência e a porta de entrada para as pessoas que querem perder peso. Nos equipamentos são promovidos encontros com grupos de sobrepeso e obesidade, além de reuniões para realização de atividade física e estilo que têm objetivo de reduzir o sedentarismo e, consequentemente, promover a redução do peso. Os encontros contam com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, nutricionistas e educador físico.

“Esses grupos são organizados pelas equipes de acolhimento das unidades de saúde, que fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Nesses atendimentos são feitas as detecções da doença, além de orientações e encaminhamentos”, explica a diretora da Atenção Primária de Saúde, Marinalva Chiafarelo Santos Ulian.

A Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) iniciaram no final do ano passado uma parceria inédita que visa capacitar profissionais da saúde na abordagem em relação à alimentação saudável e adequada das crianças, vigilância alimentar e nutricional, combate ao sedentarismo, vínculo familiar e resgate do brincar. Chamado de Jeito de Criança, o projeto conta com a participação da Escola da Saúde e apoio do Núcleo de Obesidade.

“A busca pela redução do peso sustentado é o que deve orientar a formatação de qualquer política pública efetiva para combater a obesidade”, avalia Antonio Carlos do Nascimento, coordenador do ambulatório de especialidades do Centro Hospitalar Municipal (CHM) e endocrinologista do Núcleo de Obesidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há cerca de 1 bilhão de obesos no planeta, sendo que 650 milhões são adultos, 340 milhões são adolescentes e 39 milhões são crianças. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 60% dos adultos já têm excesso de peso (sobrepeso), e que um em cada quatro adultos tenha obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas.

“A dica de ouro para manter um estilo de vida saudável é dar preferência sempre aos alimentos in natura ou minimamente processados e evitar os ultraprocessados, dormir bem e praticar atividade física”, destaca a coordenadora médica do Núcleo de Obesidade, Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento.

Autor: Rafaela Mazarin