09 MAR 2023
AGENDA CULTURAL
Cine Theatro Carlos Gomes recebe mostra de teatro jovem da Companhia dos Solilóquios
Apresentações serão na sexta-feira e no sábado, com entrada gratuita
Santo André, 9 de março de 2023 – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe no fim de semana a ‘Mostra dos Solilóquios’, com dois espetáculos de teatro jovem da Companhia dos Solilóquios. Nesta sexta-feira (10), às 19h, a atração será ‘CAFÉ’. Indicação: 14 anos; e no sábado, às 18h, ‘Doa-se um sofá verde menta’. Indicação: 12 anos. As ações fazem parte do projeto contemplado no edital Proac Circulação. Entrada gratuita.

Com direção e dramaturgia de Bruna Vilaça, o espetáculo ‘CAFÉ’, em cartaz na sexta-feira, às 19h, apresenta dois rapazes que se conhecem em uma cafeteria e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas dos personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. No elenco, Felipe Herculano e Weslley Nascimento. Duração: 60 minutos. Classificação: 14 anos.

Considerado pelo crítico Dib Carneiro Neto como uma das três melhores peças teatrais para jovens de 2019, o espetáculo ‘CAFÉ’ foi criado a partir de um poema escrito pelo dramaturgo Herácliton Caleb, e retrata de forma sensível e poética a história de um romance que se transforma ao longo da vida.

E no sábado (11), às 18h, o grupo apresentará ‘Doa-se um sofá verde menta’, espetáculo que convida o público jovem a ser parte da cena e usa o bom humor como uma forma de superar os fins das relações, afirmando, através do riso, que as decadências amorosas são o elo que conectam os enamorados do mundo.

Com direção de Mayara Constantino e dramaturgia de Bruna Vilaça, ‘Doa-se um sofá verde menta’ narra a história de três pessoas que, ao fim de seus relacionamentos, adentram um grande bazar de doações e percebem que foram descartadas assim como os objetos ali expostos. Ao sentirem que também foram passados adiante, esses seres transitam por memórias e narrativas de amores ditos eternos, porém não tão eternos assim.

Com o elenco formado por Bruna Vilaça, Felipe Herculano e Weslley Nascimento, o espetáculo abre no palco uma grande caixa de doações, que contém discursos e contações de amores cobertos por pó, nostalgia e sentimentalismo.

E neste bazar onde as memórias são conectadas a objetos que provocam a saudade, o público é convidado a comprar as ideias ali expostas e a deixar no espaço tudo aquilo que deseja se desfazer, formando um grande amontoado de retalhos que transitam por um rancor divertido. Uma espécie de desabafo coletivo sobre tantas bagagens emocionais que circundam os fins dos relacionamentos amorosos.

Abrigando diversas histórias de amor e formas de amar, misturando os começos e os fins, disseca-se nesta peça de teatro jovem, os meios contemporâneos de pensar o amor e a formas nostálgicas com as quais ele é exibido e desejado.

A temporada de circulação da ‘Mostra Solilóquios’ segue com as últimas apresentações em Ribeirão Preto. Mais informações em: www.facebook.com/ciadossoliloquios ou @ciadossoliloquios.

Serviço:
‘Mostra dos Solilóquios’, com a Companhia dos Solilóquios
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 - Centro

Dia 10 de março, 19h: ‘CAFÉ’, direção de Bruna Villaça, com Felipe Herculano e Weslley Nascimento. Duração: 60 minutos, Indicação: 14 anos

Dia 11 de março, 18h: ‘Doa-se um sofá verde menta’, direção de Mayara Constantino, com Bruna Villaça, Felipe Herculano e Weslley Nascimento. Duração: 60 minutos, Indicação: 12 anos

A mostra integra projeto contemplado no edital Proac Circulação.

Autor: Marcos Imbrizi e Luciana Gandelini