10 MAR 2023
SEMASA
Campanha de reciclagem distribui prêmios a moradores de Santo André
Semasa e ONG Espaço Urbano entregaram objetos e utensílios domésticos a pessoas que juntaram embalagens longa vida, contribuindo para a coleta seletiva

Santo André, 10 de março de 2023 – Munícipes de Santo André que participaram da campanha Santo André Joga Limpo, cujo princípio foi juntar embalagens longa vida (tipo Tetra Pak) para trocar por prêmios, estão sendo beneficiadas com a entrega de diversos objetos e utensílios domésticos. Em evento realizado nessa quinta-feira (9), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a ONG Espaço Urbano já entregaram 14 prêmios, dentre eles seis kits com bolsa e materiais de escritório, três jogos de copos, dois liquidificadores, duas assadeiras e um jogo de facas. Ao todo, serão distribuídos 24 brindes.

Foram arrecadadas 7.045 embalagens, culminando em um acréscimo de mais de 350 quilos de resíduos para ampliar a renda dos profissionais que trabalham nas duas cooperativas de reciclagem de Santo André. Em todo o ano de 2022, a Coopcicla e a Cidade Limpa comercializaram 148.100 quilos de embalagens longa vida.

A campanha iniciou em novembro do ano passado pelo Semasa e a ONG Espaço Urbano, por meio do projeto Recicla Santo André, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. “Esta é mais uma importante ação para incentivar a população a aderir à coleta seletiva no município. Já temos os programas Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos, e Moeda Pet, que oferta ração para cães e gatos com a entrega de garrafas PET. Ao reciclar, diminuímos a quantidade de resíduos que vai para o aterro, economizamos recursos naturais e ainda geramos emprego e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

A cada 20 embalagens longa viva que foram entregues em Estações de Coleta e em pontos de troca do Moeda Verde, os participantes receberam um carimbo na cartela que foi disponibilizada para controle. Quem levou o maior número de materiais ganhou o prêmio de valor mais alto.

Moradora da Vila Guiomar, Márcia Cristina Souza da Silva, de 55 anos, foi uma das que mais juntaram as embalagens. “Quando surgiu a oportunidade de ganhar um prêmio e ajudar a natureza, pedi para as pessoas me ajudarem a juntar caixinhas. Não esperava que ia receber a assadeira. Vou usar bastante, pois faço muita torta, bolo, batata-doce”, comemora a moradora. Além de aderir à campanha, ela já participa do programa Moeda Verde na comunidade Tamarutaca, que fica no seu bairro.

Por meio da campanha Santo André Joga Limpo, o Semasa e a ONG Espaço Urbano também vão destinar ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, duas casinhas para cachorro que foram feitas a partir do reaproveitamento das embalagens.

Autor: Susi Elena