13 MAR 2023
SAÚDE
Santo André aplica 2.160 doses da vacina bivalente contra a Covid em pontos drive-thru
Angelo Baima/PSA
Fim de semana marcou o retorno das tendas de imunização em dois locais da cidade
Santo André, 13 de março de 2023 - Santo André aplicou 2.160 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid durante o fim de semana, quando foram montados dois pontos no sistema drive-thru, um na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e outro no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá). A imunização será realizada nestes locais sempre aos sábados e domingos, das 8h às 18h. A estratégia visa oferecer alternativa ao munícipe que não consegue se imunizar de segunda a sexta nas unidades básicas de saúde.

Neste momento, de acordo com orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, estão sendo imunizadas pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde da cidade, e nos fins de semana nos dois pontos de drive-thru das 8h às 18h.

Com o desempenho do fim de semana, a cobertura com a dose bivalente na faixa etária acima de 70 anos, que começou a receber os imunizantes em 25 de fevereiro, chegou a 62% (26.430 doses aplicadas). Já a cobertura da faixa etária dos 60 a 69 anos, que passou a ser contemplada a partir de 6 de março, é de 38% (18.689 doses aplicadas).

Também já foram aplicadas 609 doses em pessoas imunossuprimidas acima de 12 anos; 719 doses em pessoas vivendo em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos); e 181 doses em profissionais que atuam em ILPIs.

“Nossa população se acostumou a procurar os drives para se proteger da Covid. Foi desta maneira que Santo André se destacou durante toda a campanha de vacinação e desta vez não será diferente. Nossa equipe não mede esforços para oferecer os imunizantes para a população tão logo recebemos os frascos das vacinas”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Para receber a vacina bivalente, que garante proteção contra as subvariantes da ômicron, que apareceram no Brasil no primeiro semestre de 2022, é necessário integrar os públicos-alvos da campa e ter recebido pelo menos duas doses da vacina convencional, além de aguardar intervalo de 122 dias entre as doses. No momento da vacinação é obrigatório apresentar documento com foto e número do CPF.
Autor: Anderson Fattori