14 MAR 2023
CULTURA
Santo André abre inscrições para intervenções culturais no Festival de Inverno de Paranapiacaba
Agentes culturais podem inscrever propostas até 10 de abril exclusivamente pela plataforma CulturAZ; evento acontece nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho
Santo André, 13 de março de 2023 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), abriu convocatória para seleção de propostas de intervenções culturais durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba 2023, que será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente na plataforma digital  CulturAZ até as 23h59 do dia 10 de abril de 2023. A convocatória pode ser consultada em https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1671/.

A convocatória visa selecionar propostas de intervenções culturais apresentadas por agentes culturais, artistas, grupos culturais e artísticos, coletivos de cultura representados por pessoas jurídicas nos termos da Lei Federal 8.666/93, para realizarem intervenções artístico-culturais. As propostas deverão estimular e fomentar a diversidade da cultura, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais.

Diretrizes - Entre as diretrizes que nortearão a programação do tradicional evento realizado na vila ferroviária andreense destacam-se: a valorização do conhecimento acerca da memória e dos símbolos da cultura local e a celebração da história de Paranapiacaba, de seus personagens, de seu arcabouço artístico-cultural e de seu patrimônio material e imaterial; e a promoção do diálogo entre as intervenções artísticas e o patrimônio material e imaterial local.

Outros pontos importantes destas diretrizes são: a priorização da ocupação dos espaços livres e edificações da Vila e a potencialização do uso da estruturas existentes e dos elementos próprios da cultual local, bem como promoção da interação do público com a intervenção artística e com o patrimônio, de forma que a programação seja menos contemplativa e traga o visitante para uma relação mais ativa.

Estas diretrizes foram acertadas a partir de diálogos com as representações de artistas locais, grupos culturais, instituições e usuários de cultura e demais agentes envolvidos nas políticas públicas culturais do município de Santo André.

Serviço:
Convocatória para o XXI Festival de Inverno de Paranapiacaba
Agentes culturais podem inscrever propostas até as 23h59 do dia 10 de abril de 2023 exclusivamente pela plataforma digital CulturAZ
O Festival será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho de 2023
Convocatória disponível em: