16 MAR 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Santo André participa de pesquisa que mede percepção da população sobre o turismo
Levantamento do Governo do Estado visa fazer monitoramento da satisfação dos munícipes com o turismo local para o planejamento de ações e políticas públicas
Santo André, 16 de março de 2023 - O Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, divulgou nesta quinta-feira (16) a pesquisa de Percepção do Turismo (2022-2024), realizada com o apoio dos municípios. Santo André participou neste ano pela segunda vez da pesquisa, que está em sua terceira edição.

A iniciativa tem como objetivo fazer o monitoramento da satisfação local com o turismo, para que o crescimento sustentável do setor esteja alinhado com valores dos munícipes. “A pesquisa também nos permite avaliar os resultados individualmente, possibilitando assim, mais uma ferramenta para um melhor planejamento e ações cada vez mais assertivas para o turismo em Santo André”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O formulário online contendo 32 perguntas de múltiplas escolhas foi respondido entre o período de 18 de novembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023, contabilizando um total de 17.890 formulários válidos respondidos em 393 municípios.

Em Santo André, o questionário foi respondido por 294 pessoas, sendo 59,7% do sexo feminino, 42,15% com idade entre 30 e 45 anos e 32,65% com idade entre 46 e 64 anos. Entre os que responderam o questionário, a maioria tem nível superior completo (41.75%) ou pós-graduação (29,10%).

A percepção de que o turismo é positivo para a cidade é muito presente entre os participantes da pesquisa, sendo que 76,96% concordam plenamente com essa afirmação e 16,96% concordam parcialmente.

A maioria dos participantes (69,51%) também concorda totalmente que o turismo ajuda a preservar e celebrar a cultura local e 20,95% concorda parcialmente. Apenas 3,41% discordam totalmente desse ponto de vista.

Quando questionados se o turismo beneficia a economia da cidade, 84,69% concordam totalmente. Além disso, 60,49% concordam totalmente que o turismo melhora a qualidade de vida da população e 75,36% concordam plenamente que o turismo gera emprego para a cidade.

Para a afirmação de que os visitantes estão engajados na cultura local, 37,55% concordam plenamente e 29,10% concordam parcialmente.

A pesquisa de percepção do turismo questionou a população também sobre qual o período do ano em que se deseja um crescimento na quantidade de visitantes na cidade. A maioria (69,99%) quer que o número de visitantes seja maior durante o ano todo. Os resultados são muito próximos quando a questão se refere ao período do verão  (66,66%), do inverno (66,94%) e das festas de final do ano (62,03%).

Os aspectos negativos do turismo também foram contemplados pela pesquisa. Quando questionados se o turismo impacta negativamente a qualidade de vida dos habitantes, a maiorias dos participantes (44,35%) discorda totalmente desta afirmação e 34, 52% discorda parcialmente. Apenas 1,59% concorda que o turismo impacta negativamente a qualidade de vida da população.

A maioria também discorda da afirmação de que o turismo aumenta os índices de violência. Entre os entrevistados, 26,76% discordam parcialmente e 26,59% concordam parcialmente. Um total de 3,97% concorda totalmente com a afirmação de que o turismo aumenta a violência.

A pesquisa apresentou ainda a afirmação de que o turismo causa danos ao meio ambiente e 32,40% discordam parcialmente desta afirmação, enquanto 33,20% concordam parcialmente.

Autor: Paola Zanei