23 MAR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Santo André, GCM e Polícia Militar realizam operação em desmanches
Ação teve objetivo de combater a venda de peças com procedência ilícita; autuações e advertências ambientais foram emitidas
Santo André, 23 de março de 2023 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Guarda Civil Municipal, Semasa e Departamento de Controle Urbano, desencadeou nesta quinta-feira (23) uma operação com a Polícia Militar para combater a venda ilícita de peças automotivas em desmanches.

Batizada de Operação Cinisca, a ação policial verificou vários endereços da cidade, em locais mapeados previamente pela Polícia Militar. Na ação, 20 pessoas foram averiguadas e cinco estabelecimentos foram vistoriados.

Por parte da área de Fiscalização Ambiental do Semasa foram autuados três estabelecimentos por problemas ambientais, como ausência de caixa separadora de água e óleo, de canaletas de drenagem e piso impermeável. No total, foram emitidas três advertências ambientais e dois autos de infração ambiental, equivalente a multas.

Duas outras notificações foram emitidas para dois estabelecimentos comerciais, um deles na Rua Oratório e outro na Avenida Valentim Magalhães, para que apresentem alvará de funcionamento em até oito dias.

A comercialização de produtos com origem ilícita é um crime que consta no Código Penal, no artigo 180, e prevê detenção de um a quatro anos em caso de flagrante, além de multa, para quem comete o crime e para quem revende este material.

Autor: Daniel Betega