27 MAR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Santo André entrega três novas bases comunitárias móveis para a Guarda Civil Municipal
Veículos modelo Sprinter foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 960 mil
Santo André, 24 de março de 2023 – A Prefeitura de Santo André entregou nesta sexta-feira (24), em evento realizado no Paço Municipal, três novas bases comunitárias móveis para reforçar as operações da GCM, bem como as ações de policiamento e patrulhamento em ruas e avenidas da cidade. Os veículos do modelo Sprinter foram incorporados ao patrimônio municipal e receberam sistema de radiofrequência.

"Desde o início do nosso governo criamos um planejamento para aumentar a percepção de segurança da nossa gente e com isso fortalecemos e investimos na nossa Guarda Civil Municipal como nunca antes havia acontecido. E esse trabalho sempre foi realizado de maneira contínua, seja com a valorização profissional dos GCMs, bem como na aquisição de equipamentos, dando condições de trabalho dignas para a corporação", destaca o prefeito Paulo Serra.

O prefeito aproveitou ainda a oportunidade para reforçar a necessidade das mudanças na legislação para que a percepção de segurança seja de fato sentida pela população. "Apesar de termos equipado a Guarda Civil Municipal, instalado novas câmeras e termos uma cidade mais iluminada, precisamos discutir as questões que regem a legislação penal. Por mais que a GCM prenda, a Justiça nunca soltou tanto, pois temos uma legislação penal antiga e ultrapassada. É urgente eliminar as leniências que são um convite para a impunidade”, finaliza o prefeito.

As novas viaturas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Alex Manente no valor de R$ 960 mil. Presente no evento, Manente destacou a importância de entregas como esta. "Precisamos avançar para colaborar na proteção da população da violência urbana, que gera uma grande preocupação nas pessoas. Esta entrega é um complemento do trabalho eficiente e competente da GCM de Santo André", destaca.

Valorização - Além do processo constante para equipar e melhorar as condições de trabalho da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Santo André também implementou nesta gestão o novo estatuto da corporação, que criou novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional da carreira destes servidores.

Além da valorização profissional, a Prefeitura também realizou a compra de novos uniformes e coletes balísticos para os 580 GCMs da cidade. O investimento do município para equipar todos os agentes de segurança foi de R$ 1,5 milhão.