27 MAR 2023
EMPREENDEDORISMO
Santo André está entre as 20 melhores cidades para se empreender no Brasil
Índice de Cidades Empreendedoras avalia desempenho dos 101 maiores municípios do país
Santo André, 27 de março de 2023 - Santo André está entre as 20 cidades mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil. A cidade teve destaque pelo segundo ano consecutivo no ranking composto pelos resultados do Índice de Cidades Empreendedoras, realizado anualmente pela Escola Nacional de Educação Pública (Enap), em parceria com a organização sem fins lucrativos dedicada à aceleração de empresas Endeavor. O município ficou na 19 ª posição do ranking.

O levantamento analisa as condições que as 101 maiores cidades do país proporcionam à atividade empreendedora. O índice tem como foco as cidades porque são o ponto de partida para o desenvolvimento dos empreendedores e também porque a administração pública tem o poder de atuar de forma determinante sobre os problemas que afetam o empreendedorismo. “Este levantamento tem como uma de suas principais missões ser um instrumento para a formulação de políticas públicas que proporcionem o crescimento dos empreendedores”, afirma a presidente da Enap, Betânia Lemos.

Para a elaboração do índice, é realizada uma análise do ecossistema empreendedor das cidades. Para isso foram definidas pela Enap sete determinantes que compõem os fatores mais relevantes para o desenvolvimento da atividade empreendedora. Esses determinantes analisam o ambiente regulatório, a infraestrutura, o mercado, o acesso ao capital, o suporte, a inovação, a oferta de talentos e a cultura local, na intenção de identificar quais das cidades mais populosas do país apresentaram as melhores condições para se empreender.

A determinante que mede o capital humano disponível na cidade, ou seja, profissionais capacitados, mão de obra qualificada, foi onde  Santo André teve maior destaque no levantamento, ficando entre as dez cidades com melhor desempenho. A cidade ficou ainda entre as vinte cidades com melhor mercado e ficou na 21º posição na determinante infraestrutura. Com relação ao ambiente de regulatório, Santo André ficou em 27º lugar.

“O bom resultado que novamente estamos obtendo neste índice  que analisa o desempenho do empreendedorismo em grandes cidades de todo Brasil mostra o sucesso do trabalho que vem sendo realizado com base em três pilares fundamentais: a melhoria do ambiente de negócios, a competitividade das empresas e o fomento à qualificação e à inovação”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Ações - Entre as ações em andamento em Santo André para proporcionar um ambiente favorável ao empreendedorismo, está a criação do  programa “Mais Crédito Empreendedor”, um portal que traz um portfólio de oportunidades de linhas de crédito disponibilizadas por instituições públicas e privadas e também pelo Banco do Povo. O portal conta ainda com dicas para o uso consciente do crédito, compiladas pelo Sebrae.

O programa Circuito Andreense de Empreendedorismo, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, pela Escola de Ouro Andreense e o Sebrae-SP é outra iniciativa consolidada que tem foco no desenvolvimento do empreendedorismo das regiões mais afastadas da cidade. Foi criado em 2018 para descentralizar a oferta de qualificação empreendedora, com ações itinerantes nos bairros e também palestras mensais em espaços da educação espalhados pela cidade e de palestras online.

Outro exemplo é o Circuito Mulheres Empreendedoras, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae e a Escola de Ouro Andreense que tem como objetivo  promover um pacote de ações voltadas ao desenvolvimento das empreendedoras da cidade, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.  O curso, que deu início ao programa reuniu 35 mulheres que buscam um futuro melhor, em oito encontros de quatro horas de duração cada, no Complexo de Assistência Social Andreense, localizado na Vila Luzita.
| Texto: Paola Zanei
| Foto: Helber Aggio/PSA