29 MAR 2023
Escola Livre de Cinema e Vídeo realiza mostra Mulheres Diretoras
Programação em parceria com o MIS reúne filmes vencedores do Oscar; entrada franca
Santo André, 29 de março de 2023 – A ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo), em Santo André, realiza nesta semana a mostra Mulheres Diretoras, que reúne produções vencedoras do Oscar dirigidas por mulheres. O filme ‘O Piano’, de Jane Campion abre a programação nesta quarta-feira (29). Na quinta-feira (30) será exibido ‘Encontros e Desencontros’, de Sofia Coppola. E ‘Nomadland’, de Chloé Zhao encerra a mostra na sexta-feira (31). As exibições serão sempre às 20h. A mostra é uma parceria da ELCV com o MIS, através do Ponto MIS. Entrada franca.

O filme ‘O Piano’, da diretora Jane Campion, será exibido na abertura da mostra, nesta quarta, às 20h. No enredo, a personagem Ada não fala desde os 6 anos de idade, e se comunica através da linguagem de sinais e, principalmente, através de seu amado piano. Por conta de um casamento arranjado, ela e sua filha se mudam para uma ilha na Nova Zelândia. Porém, ao chegarem à ilha, seu marido vende o piano para um vizinho. Para recuperá-lo, Ada passa a ensinar o vizinho a tocar piano. (Austrália, França, Nova Zelândia e EUA, 1993, 121 minutos). Indicação: 16 anos.

A atração da quinta-feira, às 20h, será ‘Encontros e Desencontros’, de Sofia Coppola. Rodado em Tóquio, o filme mostra uma mulher e um homem norte-americanos que se encontram por acaso no bar de um luxuoso hotel. Os dois desconhecidos em terras estrangeiras acabam criando uma bela amizade e conhecendo um novo mundo. (EUA, Japão, 2003, 101 minutos). Indicação: 14 anos.

E ‘Nomadland’, da diretora Chloé Zhao, encerra a programação na sexta-feira (31), às 20h. No filme, Fern é uma viúva na casa dos 60 anos que, ao perder tudo após um colapso econômico em Nevada (EUA), passa viver como uma nômade em sua van. Ela, então, embarca em uma jornada autoconhecimento e encontros pelas estradas dos Estados Unidos. (EUA, 2020, 108 minutos). Indicação: 14 anos.

História - Criada em 2001, a ELCV é  um projeto da Secretaria de Cultura que oferece um curso livre e gratuito de audiovisual, trabalhando com recursos digitais e com produção de baixo orçamento, buscando a vivência prática e artística desta linguagem. Os cursos da Escola Livre são abertos para alunos de Santo André e da região.

Serviço:
Mostra de filmes Mulheres Diretoras
Realização: Escola Livre de Cinema e Vídeo, em parceria com o MIS através do Ponto MIS
Escola Livre de Cinema e Vídeo | Avenida Utinga, 136 - Vila Metalúrgica
Dia 29, 20h, ‘O Piano’, de Jane Campion. Indicação: 16 anos
Dia 30, 20h, ‘Encontros e Desencontros’, de Sofia Coppola. Indicação: 14 anos
Dia 31, 20h, ‘Nomadland’, de Chloé Zhao. Indicação: 14 anos.

| Texto: Marcos Imbrizi
| Fotos: Divulgação