12 ABR 2023
DESTAQUES
Metrô vai atender 137 mil pessoas por dia em Santo André
Projeto das estações foi apresentado em reunião na Prefeitura nesta terça-feira
Santo André, 11 de abril de 2023 - A Linha-20 Rosa do Metrô vai atender cerca de 137 mil pessoas por dia em Santo André. A previsão foi feita pela empresa nesta terça-feira (11), em reunião na Prefeitura onde foram apresentados os projetos das estações que serão construídas na cidade.

A Linha 20-Rosa ligará a região do ABC ao Alto da Lapa, na Capital. Santo André será a cidade com mais estações na região - quatro ao todo - sendo elas Santo André, Portugal, Príncipe de Gales e Afonsina - na divisa com São Bernardo. De acordo com o planejamento, o novo traçado prevê a conexão da região com outras oito linhas do Metrô, além de sete integrações entre terminais de ônibus, o corredor ABD e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

“Esse é o passo mais concreto que demos até agora para a chegada do Metrô em Santo André. Sabemos da importância desta obra para a cidade e o futuro que estamos construindo. A pedido do prefeito Paulo Serra, seguimos dando atenção especial no que depender de nós a este projeto para viabilizarmos o quanto antes o início das obras”, comenta o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

A Linha 20-Rosa terá ao todo 33 quilômetros de extensão e 24 estações, com uma média de 1,3 quilômetro entre as paradas. Além disso, o projeto prevê dois pátios de manobra para atender a frota de 50 trens.

A estimativa é de que, quando finalizada, a linha transporte em média 1,3 milhão de passageiros por dia.

| Texto: Vanessa Soares
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA