17 ABR 2023
Santo André aplica mais de 5 mil doses de vacina neste fim de semana
Helber Aggio/PSA
Imunização ocorreu na Feira da Fraternidade e em dois pontos drive-thru
Santo André, 17 de abril de 2023 - Santo André aplicou 5,4 mil doses de vacinas contra Covid-19 e influenza neste fim de semana. A imunização ocorreu na Feira da Fraternidade e em dois pontos drive-thru, com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas antes da chegada do inverno, período com maior incidência das síndromes gripais.

“É muito importante que os andreenses se imunizem contra gripe e Covid-19, e assim garantam proteção no período mais frio do ano. Vamos continuar garantindo toda a estrutura e organização necessárias para que cada vez mais pessoas sejam vacinadas”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A maior procura foi pelos imunizantes contra a influenza. Foram aplicadas 4.121 doses da vacina contra gripe. Outros 1.309 munícipes receberam o imunizante contra Covid-19.

Dentre os pontos de vacinação, os drive-thrus, localizados no estacionamento da Craisa e do Carrefour, tiveram maior procura e aplicaram 3.452 doses de vacina, sendo 2.570 da influenza e 882 da Covid-19.

O ponto de vacinação instalado na Feira da Fraternidade, realizada no Paço Municipal, aplicou 877 vacinas nos três dias de evento, sendo 693 doses do imunizante contra influenza e 184 vacinas contra Covid-19.

"Tivemos um número bastante expressivo de vacinas aplicadas neste fim de semana nos pontos de drive-thru e na Feira da Fraternidade, o que mostra que a nossa organização e a forma de disponibilizar os imunizantes para a população têm funcionado. O sistema drive-thru foi um diferencial de Santo André durante a pandemia e tem se mostrado eficiente mais uma vez", destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

As vacinas contra Covid-19 e influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico.

A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos ocorridos no final do ano passado.

A vacinação segue disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde do município. Para munícipes que preferem se vacinar sem sair do carro, aos sábados e domingos, as vacinas são disponibilizadas em formato drive-thru na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá), das 8h às 18h. Não é necessário fazer agendamento.

Autor: Rafaela Mazarin