20 ABR 2023
SEMASA
Santo André lança projeto de sensibilização ambiental para servidores públicos
Chamada de A3P, iniciativa terá ações práticas que visam a mudança de atitude nos ambientes de trabalho
Santo André, 20 de abril de 2023 – Santo André instituiu a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3), um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular órgãos públicos a implantar ações de sustentabilidade dentro dos processos e rotinas dos servidores municipais. O projeto A3P em solo andreense será coordenado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de financiamento do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André).

O evento de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (20) e contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias, do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, além de outros secretários que atuam em setores estratégicos, cujos trabalhos estão diretamente relacionados aos objetivos e metas do A3P.

"As boas lições começam dentro de casa, por isso é fundamental realizar esse projeto com os servidores públicos. Ao virar decreto, o A3P se torna uma política pública municipal, fazendo com que o projeto não se perca", pondera o vice-prefeito Luiz Zacarias. Durante o lançamento do evento, foi apresentado o decreto municipal que já instituiu o projeto como uma política pública da cidade.

Ao instituir as ações da agenda ambiental entre os servidores da administração andreense, Santo André também faz a adesão ao programa em nível federal, sendo a primeira da região do ABC. O projeto, que tem duração de 12 meses, contará com ações teóricas e práticas que vão envolver 270 servidores de forma direta e outros 3,8 mil de forma indireta. Participarão funcionários das diversas secretarias do Edifício Executivo e do Semasa. Todas as ações visam estimular a redução do uso de plástico, de papel, de consumo de água e de energia elétrica, além de incentivar as práticas de reciclagem, compostagem e hortas comunitárias.

“Trata-se de mais uma importante iniciativa de educação e saúde ambiental que vai unir esforços na construção de um futuro melhor e mais sustentável, promovendo a preservação do meio ambiente e a economia de recursos públicos”, explica o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Entre as metas do projeto estão a realização de 21 encontros, seis visitas monitoradas, implantação de três hortas comunitárias em espaços da Prefeitura e do Semasa, instalação de composteiras, além de intervenções artísticas, distribuição de canecas entre outras ações.

O projeto A3P soma-se às premissas do programa Santo André 500 anos, que estabelece metas, diretrizes e ações estratégicas para diversas áreas até 2053, quando a cidade completará cinco séculos de existência.

Além disso, a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um apelo global para combater a pobreza e desigualdade, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade até 2030.

Autor: Paloma Alvarez