29 ABR 2023
Curso sobre história do cinema de animação da ELCV está com inscrições abertas
Atividade acontece em dez encontros independentes entre si, ministrados por Celso Sabadin
Santo André, 29 de abril de 2023 - A Secretaria de Cultura de Santo André abriu inscrições para o curso online “História do Cinema de Animação – Muito Além da Disney”, da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV). Ministrado por Celso Sabadin, que desenvolve intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979, o curso é composto por dez encontros que acontecem sempre às terças-feiras, das 16h às 18h.

A primeira aula acontece na segunda-feira (2), porém as inscrições podem ser realizadas até que sejam preenchidas as 80 vagas, pelo site www.elcv.art.br. Após o preenchimento das vagas terá  início uma lista de espera.

O curso propõe um passeio pelos mais importantes criadores e personagens da história do cinema de animação, desde o pioneirismo de Charles-Émile Reynaud até o protagonismo mundial da Pixar, passando pela escola canadense, pelo experimentalismo da Europa oriental, pela sensibilidade dos japoneses, a irreverência da Warner e até pela Disney. Com espaço também para a produção brasileira.

Antes mesmo da histórica exibição dos Irmãos Lumière, que deu origem oficialmente ao cinema, em 1895, o cinema de animação já dava seus primeiros passos e rapidamente conquistou o mundo. Esse percurso até os dias de hoje será apresentado por Sabadin, em encontros independentes entre si.

Celso Sabadin é graduado em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e em propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolve uma intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979. Ministra cursos livres e oficinas de História, Linguagem e Crítica Cinematográfica na rede de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e na rede de bibliotecas públicas do município de São Paulo.

É autor dos livros “Vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do Cinema Mudo”; “Éramos apenas paulistas”, biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr; “O Cinema como Ofício”, biografia do cineasta Jeremias Moreira; e “História do Cinema para quem Tem Pressa”.

Mais informações pelo email: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br.
Autor: Paola Zanei