01 MAI 2023
SAÚDE
Saúde de Santo André leva usuários da rede para fazer atividades no Parque Pignatari
Programa Nasf pela Cidade oferece exames, práticas corporais, além de aula de dança animada
Santo André, 30 de abril de 2023 - Usuários de sete unidades de saúde de Santo André vivenciaram um dia diferente na última sexta-feira (28). Eles se reuniram no Parque Regional Prefeito Antonio Pezzolo - Chácara Pignatari, na Vila Metalúrgica, para participar do programa Nasf pela Cidade.

O evento, organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, vinculado à Atenção Primária, e pelo grupo Ativos, contou com atrações como auriculoterapia (alívio de dores por meio de pontos localizados na orelha),  glicemia capilar, antropometria (medição do corpo humano), aferição de pressão, práticas corporais e exercícios, além de um “aulão” de dança que não deixou ninguém parado.

As atividades são direcionadas para usuários das unidades que participam de grupos específicos, como os de alongamento ou de dores crônicas. Mas a atividade também foi acessível para todos os frequentadores que estiveram no parque entre 8h e 10h, horário em que a atividade foi realizada. O Nasf prevê a realização de eventos como esse uma vez por mês, de forma descentralizada e atendendo todos os territórios do município.

“Muito importante tirar o usuário da unidade de saúde e levar para um parque aberto. O Nasf pela Cidade promove interação entre munícipes, amplia o vínculo com os gestores das unidades de saúde e, o principal, promove saúde. Brincando, se divertindo, dançando, os munícipes vão garantindo uma melhor qualidade de vida, que é o grande propósito deste programa”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A principal atração do evento foi o “aulão” de dança que realizado na quadra coberta do parque. “Foi tudo muito bom, é o primeiro evento deste que venho e já estou esperando pelo próximo”, comentou Maria dos Santos de Carvalho, 67 anos, moradora da Vila Palmares. “Esse tipo de programação é excelente porque nos aproxima de outras pessoas que usam unidades de saúde, além de movimentar o corpo que é super importante. Eu participo de vários grupos e de todas as atividades que posso”, completou Aparecida Donizete, 67 anos, também da Vila Palmares.

No total participaram cerca de 150 pessoas das unidades Policlínica Parque das Nações, US/USF Utinga, US/USF Dr. Moysés Fucs, Policlínica Vila Lucinda, Policlínica Vila Palmares, US/USF Vila Guiomar e Policlínica Campestre.
Autor: Anderson Fattori