02 MAI 2023
SAÚDE
Santo André aplica mais de 9 mil vacinas contra Covid e gripe no feriado prolongado
Marca é a maior já registrada na cidade durante imunização em pontos de drive-thru

Santo André, 2 de maio de 2023 - Os dois pontos de drive-thru montados em Santo André para agilizar a vacinação contra Covid e Influenza (gripe) receberam grande número de munícipes no feriado prolongado do Dia do Trabalho. No total, entre sábado (29) e segunda-feira (1º), foram aplicados 9.118 imunizantes, sendo 6.592 deles referentes à vacina bivalente, que reforça a proteção contra o coronavírus.

Esse foi o maior número de imunizantes aplicados em ações deste tipo em Santo André, superando a força-tarefa realizada em fevereiro deste ano, quando 3.883 vacinas contra a Covid foram aplicadas em postos montados nos quatro shoppings da cidade.

“Os pontos de vacinação drive-thru e toda a estrutura de imunização que disponibilizamos para os andreenses sempre resultam em um número expressivo de adesão às vacinas, mantendo Santo André como referência neste tipo de ação. Quanto mais pessoas se protegerem, menores serão os casos de doenças graves”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A vacinação em Santo André continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde. O imunizante bivalente contra a Covid está liberado para todos os munícipes com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido duas doses convencionais da vacina contra a Covid, sendo a última com intervalo de 122 dias. Já o imunizante contra a gripe é destinado a um público específico.

“Proteger a população é o nosso principal objetivo e não temos medido esforços para levar os imunizantes para a população. Os pontos de drive-thru são marcas registradas de Santo André, funcionaram muito bem durante a pandemia e têm se mostrado eficiente mais uma vez. Além de organizar a vacinação, trazem comodidade para o munícipe, que não precisa descer do carro. O resultado é esse número expressivo de doses aplicadas neste feriado”, destaca o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior.

Os dois pontos em formato drive-thru montados na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá) funcionam apenas aos sábados e domingos, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento.

Documentos necessários - Para receber as vacinas contra a gripe e contra a Covid é necessário apresentar CPF e documento pessoal com foto. Para o imunizante contra a gripe é preciso portar documento atualizado que comprove o grupo prioritário ao qual a pessoa pertence.

Confira os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

- Pessoas com comorbidades;

- Trabalhador da saúde

- Gestantes;

- Puérperas;

- Professores das escolas;

- Povos indígenas aldeados;

- Idosos com mais de 60 anos;

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

- Profissionais das Forças Armadas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo;

- Trabalhadores portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.