22 ABR 2023
SEMASA
Santo André assina contrato para Inventário Municipal de Gases de Efeito Estufa
Documento é importante para planejamento de diversas ações relacionadas à preservação do Meio Ambiente

Santo André, 22 de abril de 2023 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, assinou contrato para realização do Inventário Municipal de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O documento integra o eixo Desenvolvimento Urbano e Sustentável do projeto Santo André 500 anos e faz parte das estratégias que estão sendo elaboradas a fim de minimizar os efeitos climáticos da emissão dos gases estufa e neutralizar o carbono emitido até 2053, contribuindo com a saúde ambiental da cidade e municípios do entorno.

“A Santo André do futuro já está em construção, mas não é possível planejar as próximas décadas sem pensar em soluções para proteger o Meio Ambiente. Essa é uma questão muito importante para a cidade”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

A partir do inventário, que é considerado documento estruturante para outros estudos, o município pode dar início ao Plano Municipal de Mudanças Climáticas e demais políticas associadas, como a regulamentação da Lei de Pagamento por Serviços Ambientais e a revisão do Marco Regulatório das Políticas Urbanas.

Entre os objetivos está identificar os principais setores de emissão de gases, estabelecer metas municipais para redução de GEE, mitigar os efeitos climáticos provocados pelos gases-estufa, entre outros.

As emissões de gases de efeito estufa contribuem diretamente para o aquecimento global e para as alterações climáticas que já estão sendo sentidas em todo o globo. A mudança do clima provoca diversos impactos ambientais e sociais que afetam diretamente a qualidade de vida e saúde das pessoas.

Biogás - Também ligado ao tema, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), está desenvolvendo o projeto Do Sólido ao Gasoso e, dentre as etapas da iniciativa, há também o desenvolvimento de um estudo de viabilidade técnica e econômica para reaproveitamento dos gases provenientes do Aterro Sanitário.

| Texto: Vanessa Soares e Paloma Alvarez