24 MAR 2023
SEMASA
Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro
Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído

Santo André, 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal.

Os locais apresentavam longo histórico de reclamações por parte dos moradores do entorno, incluindo abaixo assinado e ofícios encaminhados pela Câmara Municipal, e também acumulavam autuações da autarquia (advertências e multas). Todos os responsáveis já tinham sido orientados quanto aos problemas de barulho e das sanções previstas em caso de reincidência.

Três dos estabelecimentos estão localizados na Rua Bernardino de Campos. No primeiro local, a Lanchonete Preciosa, foram apreendidas duas caixas de som, um paredão com mesa de som e duas baterias. No segundo lugar, a lanchonete Garota de Santo André, a equipe apreendeu uma caixa de som. No terceiro ponto, Santana’s Bar, duas caixas de som foram retiradas.

Os três locais promoviam eventos recorrentes com música ao vivo, ocasionando transtornos para os residentes da região, em razão do ruído emitido acima do permitido por lei.

O quarto ponto da operação de hoje foi o Bar da Tilápia, localizado na Rua Visconde de Taunay. O bar também já havia sido autuado diversas vezes pela autarquia e era objeto recorrente de reclamações pelas redes sociais do Semasa. No estabelecimento, foram apreendidas oito caixas de som e uma mesa de som.

Para reaver os materiais apreendidos, os interessados deverão quitar todas as multas em aberto, comprovar a propriedade ou posse pelos equipamentos, assinar termo de compromisso e declaração de que os aparelhos serão usados de acordo com o permitido pela legislação.

Em Santo André, o Semasa fiscaliza emissão de ruído acima do permitido em estabelecimentos comerciais – como bares, restaurantes, adegas, entre outros, industriais, obras, templos religiosos, escolas de samba, clínicas veterinárias e pet shops. As denúncias podem ser feitas de forma online, pelo site www.semasa.sp.gov.br (na página ‘Outros Serviços ao Usuário’) 24 horas por dia, sete dias por semana; pela Central de Atendimento Telefônico, nos números 0800-4848115 ou 4433-9300 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h); ou ainda pelas redes sociais do Semasa.

Autor: Paloma Alvarez