24 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Novos integrantes dos Conselhos Municipais de Segurança de Santo André tomam posse
Papel dos Consegs é reunir a comunidade com as polícias Militar e Civil e manter a interlocução também com o administração municipal
Santo André, 23 de maio de 2023 – Tomaram posse na noite desta terça-feira (23) os novos integrantes dos Conselhos Municipais de Segurança (Consegs) de Santo André, em cerimônia realizada no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Os membros certificados (diretoria e demais integrantes) são representantes da sociedade civil e do poder público, divididos igualitariamente.

“O combate à criminalidade exige, entre outros fatores, a união de forças entre poder público e sociedade. Por isso, os Consegs têm um papel fundamental na elaboração de estratégias para garantir uma Santo André cada vez mais segura”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Santo André tem seis Conselhos Municipais de Segurança, divididos por regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Sudeste. O papel do Conseg na cidade é reunir a comunidade com as policias civil e militar e também com a administração pública municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). Esse diálogo constante é fundamental para garantir mais segurança aos moradores e estabelecer soluções para problemas apresentados nos encontros e reuniões mensais que são realizados com as forças policiais.

Na cerimônia foram empossados os presidentes de todos os Consegs e cada um deles representará uma região de Santo André, cada uma delas pertencente à circunscrição das seis delegacias de polícia existentes na cidade.

A diretoria de cada Conseg e seus representantes se reúnem mensalmente com seus membros titulares e também com as forças de segurança estadual e do município para a troca de experiências e definir ações pontuais de segurança.

A eleição dos representantes dos Conselhos Municipais de Segurança de Santo André acontece a cada dois anos, mesmo período de duração dos mandatos dos integrantes. Os escolhidos são feitos por aclamação da maioria.

O papel dos Consegs cresce a cada ano por conta da sua representatividade, e por ser um importante instrumento de apoio nas relações comunitárias e com a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

| Texto: Daniel Betega

Autor: Daniel Betega