27 MAI 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André promove inversão de papéis em ação do Maio Amarelo
Motoristas de ônibus e ciclistas trocaram de lugar em simulador; teatro infantil e outras atividades também integraram a programação

Santo André, 27 de maio de 2023 - A Sabina Escola Parque do Conhecimento recebeu neste sábado (27) um importante evento alusivo ao Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Entre as atividades promovidas pela Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, motoristas de ônibus e ciclistas puderam inverter os papéis e vivenciar em simuladores como são as realidades uns dos outros, em ação que teve grande adesão.

Perto do Centro de Educação para Mobilidade – uma minicidade de Santo André utilizada para ensinar conceitos de trânsito para as crianças – foi montada uma tenda. O espaço recebeu um simulador com três telas, fone de ouvido, volante, câmbio e banco ajustável para que ciclistas pudessem viver a experiência de estar no comando de um ônibus. Ao lado foram colocadas duas bicicletas ergométricas em frente a um telão, no qual era projetado um coletivo municipal passando bem rente às ‘magrelas’, em vivência voltada aos motoristas.

“Queremos gerar empatia no trânsito para prevenir acidentes e buscar um ambiente mais seguro. Por isso, oferecemos neste evento essa experiência. Assim, cada um consegue se colocar no lugar do outro e entender as dificuldades”, ressaltou o diretor da SATrans, Carlos Eduardo da Silva.

E, de fato, o objetivo foi alcançado. Ao menos foi a impressão daqueles que participaram da iniciativa. “Acho uma ação muito produtiva, porque no dia a dia é complicado. É muito gratificante e prazeroso estar em um evento como este, porque você simula os dois lados, sabe a situação que cada um passa e fica mais consciente, podendo reagir de maneira diferente a partir de hoje quando sair na rua, sabendo respeitar e cuidar mais do próximo”, disse Cilnei dos Reis, 46 anos, que é motorista há 25 anos e atualmente dirige na linha TR101 (articulado).

Do outro lado, pai e filho ciclistas também exaltaram a experiência no volante. “É muito bacana, é legal sentirmos na pele o lado do motorista e vice-versa, porque o que a gente precisa é respeito entre todos. É bom trazer motoristas para o nosso mundo e nos levar para o deles. Tem espaço para todo mundo, então a iniciativa é muito bacana para criar um convívio mais harmonioso e respeitoso entre todos”, disse Helinton Cristiano dos Santos, 40 anos, administrador do grupo de ciclismo PedalMujo. “Foi bem legal (o simulador). No começo é difícil ficar na faixa, não ultrapassar, não entrar na frente dos carros, mas depois quando vai andando acostuma”, completou Henrique, de 9 anos.

Além dessa ação que mistura os mundos real e virtual, um teatro infantil seguido por atividade de conscientização foi realizado com a criançada na minicidade, ensinando sobre as cores do semáforo, as placas de trânsito, os sinais e tudo o que envolve o dia a dia de pedestres, motoristas e passageiros, inclusive com a presença do “businho”, versão em miniatura dos coletivos andreenses.

Durante o evento, a SATrans ainda realizou adesivação das vans escolares que circulam no município, com o objetivo de facilitar a comunicação e identificação visual dos veículos.

Números - Dados comparativos entre 2019 e 2022 mostram redução de 34% dos atropelamentos no trânsito, queda relacionada às ações realizadas pela Prefeitura de Santo André, como iniciativas de conscientização ou a presença do Mister Mão, personagem que é símbolo das campanhas de trânsito e atua nos cruzamentos da cidade, nas faixas de pedestres e visita as escolas municipais, orientando os pedestres durante a travessia para que a mesma ocorra de forma segura.

Trânsito seguro - A Prefeitura de Santo André realizou um intenso calendário de atividades na edição deste ano do Maio Amarelo. O objetivo foi conscientizar e orientar motoristas, pedestres e alunos das escolas. O tema de 2023, quando a campanha completou dez anos, foi ‘No trânsito, escolha a vida’.

A iniciativa visa reduzir o número de mortes por acidentes e sinistros de trânsito, além de elucidar dúvidas sobre as regras de educação e de comportamento seguro nas ruas e avenidas.

Entre as atividades aconteceu o “Pista Certa”, realizado em parceria com a Fundação Mapfre, além do Cimob (Circuito Itinerante de Mobilidade), que consiste em uma estrutura móvel que simula uma cidade que possui sinalização, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142