02 JUN 2023
Santo André cria mais da metade das vagas de emprego no ABC em abril
No mês em que realizou Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva, cidade foi responsável por 57% das vagas geradas na região; crescimento foi de 190% em relação ao mês anterior
Santo André, 1º de junho de 2023 - Santo André foi a cidade do ABC que apresentou o melhor saldo de geração de empregos formais no mês de abril, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O município foi responsável por 56,9% das vagas criadas na região.

“Estamos atuando em diversas frentes para incentivar não somente a geração de empregos, mas também para proporcionar igualdade de oportunidades para a nossa gente, oferecendo qualificação. São ações como o Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva, que realizamos em abril e beneficiou milhares de pessoas”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Em abril, Santo André registrou um saldo positivo de 1.111 vagas, enquanto a região criou 1.950 postos de trabalho com carteira assinada. No mês anterior, a cidade gerou 383 vagas, o que representa um crescimento de 190% entre março e abril. O saldo de empregos é resultado do número de admissões menos o número de desligamentos em determinado período.

O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o resultado em abril, com a criação de 957 vagas. O comércio também apresentou melhora em relação aos meses anteriores do ano, ao registrar um saldo positivo de 117 empregos, resultado impulsionado pelo comércio varejista. Em abril, o segmento da construção também contribuiu de forma positiva para o resultado, com 53 postos de trabalho com carteira assinada gerados no mês.

O segmento de agropecuária não sofreu alterações no período entre março e abril e o setor de indústria teve saldo negativo de 16 vagas no período.

Ainda segundo o Caged, os 1.111 postos de trabalho criados em Santo André em abril de 2023 representam um crescimento de 58% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o saldo de empregos gerados foi de 701 vagas.

Levando em consideração o primeiro quadrimestre de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado, o saldo de empregos na cidade está 58% menor. O número foi um reflexo de um momento de elevação da taxa de desocupação em todo o país.

Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva – Em abril, o primeiro Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva realizado em Santo André aproximou o trabalhador das vagas criadas na cidade. O evento foi realizado no dia 26 no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e contou com a participação de 33 empresas, que juntas disponibilizaram cerca de 3 mil postos de trabalho em mais de 180 funções como cozinheiro, ajudante geral, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, mecânico de automóveis, entre outros.

O evento ofereceu também qualificação profissional e diversos serviços para melhoria da qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social, que compõem a política de inclusão produtiva andreense.

Cerca de 3 mil pessoas compareceram à versão presencial do Feirão para entregar currículos pessoalmente e cerca de 30 mil pessoas acessaram o site do evento, que permaneceu ativo entre 26 de abril e 1º de maio.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA