05 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
OBRAS PÚBLICAS
Santo André começa a modernizar iluminação do Parque Central
No total, 906 postes com luminárias de LED serão instalados; campo também será iluminado

Santo André, 5 de junho de 2023 - A Prefeitura de Santo André iniciou oficialmente nesta segunda-feira (5), em cerimônia com presença do prefeito Paulo Serra, as obras de modernização e melhoria da iluminação do Parque Deputado José Cicote – Central, que também ganhará novas câmeras de monitoramento.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente. As intervenções, que integram o programa Banho de Luz, visam promover o bem-estar, incentivar o lazer e a prática esportiva e aumentar a segurança ofertada aos usuários da área verde.

Serão instaladas 906 luminárias do tipo LED por toda a extensão do parque – que atualmente conta com pouco mais de 100 destes equipamentos. Está prevista também a instalação de aproximadamente 40 câmeras de segurança interligadas ao COI (Centro de Operações Integradas). Além disso, o campo ganhará iluminação especial, com seis postes de 12 metros de altura, cada um deles com seis projetores LED. A rede elétrica também receberá atenção, no intuito de reduzir os gastos com manutenção.

“Vamos ter um parque muito mais iluminado, além de seguro e monitorado, com muito menos consumo de energia. Quando a gente faz essa troca energética [para LED] a cidade ganha cinco vezes: iluminamos quase três vezes mais e economizamos duas vezes com a potência. Então é investimento muito importante no aspecto da sustentabilidade e da economia para os cofres públicos”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Além do chefe do Paço andreense participaram o vice-prefeito Luiz Zacarias e os secretários de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzetti, e de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

“A iluminação atual é mais geral e não tem a mesma eficiência que a gente deseja. Esse novo sistema de iluminação, acompanhado de câmeras de monitoramento, receberá um investimento muito significativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos frequentadores do parque. Se tudo der certo, tem tudo para esse parque estender o horário de funcionamento. Faremos um grande esforço para entregar no começo de dezembro, no início das férias, para que as pessoas possam utilizar o Parque Central ainda mais do que já utilizam hoje”, completou o prefeito Paulo Serra.

Serão contemplados com as novas luminárias espaços como a pista de corrida e caminhada, a ciclovia, o playground, o palco, as quadras poliesportivas, a área para aeromodelismo, as praças e o bicicletário. O investimento total será de R$ 8,3 milhões.

“É uma alegria para a gente estar aqui. Temos ciência de que era uma dívida que a gente tinha com a comunidade que utiliza o Parque Central. Participei da implantação da atual iluminação há bastante tempo, mas hoje, com o desenvolvimento das árvores, fica no meio das copas e atrapalha a fauna, sem proporcionar o efeito esperado para a iluminação. Fizemos projeto bastante completo e vamos remodelar toda a iluminação do Parque Central”, cravou Vitor Mazzetti Filho.

“É uma solicitação antiga dos munícipes essa estrutura que estava faltando no Parque Central, onde já realizamos tantas melhorias que transformaram este espaço em um dos mais importantes da nossa cidade”, ressaltou Fabio Picarelli.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbitencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142