09 JUN 2023
Defesa Civil de Santo André inicia Operação Estiagem
Ações visam prevenir problemas relacionados à falta de chuvas e à baixa umidade do ar
Santo André, 9 de junho de 2023 – Santo André deu início, no dia 1º de junho, à Operação Estiagem, promovida pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de implementar ações de prevenção voltadas ao período menos chuvoso e mais seco do ano. As atividades específicas serão realizadas até 30 de setembro.

A Operação Estiagem consiste em um plano de contingência que estabelece os procedimentos a serem adotados por todos os órgãos envolvidos na prevenção e respostas a emergências e desastres relacionados à falta de chuvas, visando a preservação da vida humana, do patrimônio e do meio ambiente.

Essas medidas ficarão vigentes justamente nestes quatro meses que consistem no período em que a umidade relativa do ar é menor e a probabilidade de incêndios em áreas verdes e em moradias localizadas em seu entorno aumentam, normalmente em localidades de maior vulnerabilidade social. Aliás, vale ressaltar que mais de 50% do território andreense está em área protegida.

“Realizamos o monitoramento da baixa umidade relativa do ar, associada à temperatura e à velocidade dos ventos, fatores que podem aumentar o risco de incêndios em vegetação. Santo André possui grandes áreas de florestas que, apesar de serem úmidas, há alguns anos temos observado que a vegetação tem sofrido bastante com a questão do frio extremo e geadas. Assim,  a vegetação acaba ficando muito seca e vulnerável a incêndios,  o que pode causar um desastre enorme para o nosso meio ambiente e para a nossa saúde”, explica a diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Priscila Oliveira.

Estão inclusas ainda ações de educação, prevenção e resposta, otimizando os meios humanos e materiais, seja do poder público municipal, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. O programa foi desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres. É oferecido ainda treinamento aos servidores, com o intuito de prepará-los para o combate a focos iniciais de incêndio, evitando grandes desastres.

A Operação Estiagem reforça a presença de Santo André como participante da ONU Making Cities Resilient 2030 – Construindo Cidades Resilientes, iniciativa da Organização das Nações Unidas visando tornar municípios mais seguros e evitar riscos.

Algumas das solicitações da Defesa Civil aos munícipes é que evitem jogar lixo em locais inadequados, não queimem resíduos, não façam fogueiras ou coloquem fogo em vegetação e não soltem balões, que podem causar grandes incêndios e danos à toda a população - além de ser crime ambiental. Para informações e solicitações, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.

“É um período em que temos infelizmente uma cultura criminosa que é a soltura de balões. A maioria dos incêndios florestais é causada por soltura de balões, que são extremamente perigosos para nossas florestas e também trazem riscos para indústrias – podendo provocar incêndios e explosões - e comunidades, locais mais vulneráveis, onde temos habitações construídas de madeira. Balões podem provocar desastres com perdas de vidas. Lembrando que soltura de balões é crime, não podemos achar isso bonito. Temos que ajudar a monitorar e acabar com essa prática”, finaliza Priscila Oliveira.
Autor: Dérek Bittencourt