18 JUN 2023
Arraial Solidário reúne 60 mil pessoas e arrecada 13 toneladas de alimentos
Evento que terminou neste domingo no Paço de Santo André vai beneficiar cerca de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade
Santo André, 18 de junho de 2023 – Solidariedade, entretenimento, música e diversidade gastronômica marcaram a segunda edição do Arraial Solidário de Santo André que, durante três dias de evento, reuniu mais de 60 mil pessoas, arrecadou 13 toneladas de alimentos e cerca de 10 mil itens para a Campanha do Agasalho.

“Mais um evento que cumpriu seu papel e que colocou a solidariedade em destaque. Mesmo com o frio os andreenses estiveram presentes e as entidades que participaram deste Arraial estão bastante agradecidas pelo retorno que tiveram”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A primeira-dama Ana Carolina Serra comemorou os resultados da iniciativa. “Esta edição superou o número de doações e presença de público. Tudo começou com o resgate da Feira da Fraternidade, e agora podemos celebrar também o sucesso de eventos como este Arraial e a expectativa da chegada de mais um Natal Solidário”.

O encerramento do Arraial ficou por conta do show da animada dupla Rionegro & Solimões. Mas passaram ainda pelo palco no Paço Municipal Thaeme & Thiago, na sexta-feira (16), e tributos a Marília Mendonça e Cristiano Araújo no sábado (17), entre outras atrações.

“Depois da pandemia o público quer celebrar. Agora que já atravessamos a fase do isolamento, temos que aproveitar para festejar o máximo possível. Estamos felizes por estar aqui em Santo André, pois somos recebidos sempre com muito carinho”, agradeceu o cantor Rionegro, ao lado do parceiro Solimões.

“Eu adorei as escolhas das atrações musicais e sou muito fã de Rionegro & Solimões. Vir aqui curtir essa festa linda e ainda contribuir consumindo nas barracas das entidades assistenciais e com o trabalho do Fundo Social é um presente”, elogiou Neide Aparecida, de 72 anos.

Além dos shows, outro ponto do evento que recebeu destaque foi a gastronomia, com direito a comidas típicas das festas juninas e outras delícias.

"Foi uma luta pra decidir quais comidas ia escolher. Tudo parece ótimo. A cada barraca uma tentação", comentou Junior Lins, de 38 anos.

A estrutura do Arraial contou com 46 barracas de entidades assistenciais cadastradas no município incluindo comidas, bebidas e artigos típicos de festa junina, além de artesanatos e roupas. Toda a renda foi revertida para as próprias instituições.

“A grande importância do Arraial é justamente fazer com esta festa se transforme em solidariedade, ajudando muitas pessoas”, ressaltou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia de Fabris.

Outra atração de sucesso foi o Bingo Solidário, com grandes prêmios aos vencedores e renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade. No total, foram vendidas 1.877 cartelas e arrecadados cerca de R$ 9,4 mil.

Reciclagem - Para ampliar a reciclagem e diminuir o número de materiais que poderiam ter como destino o Aterro Sanitário Municipal de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implantou uma Central de Triagem Compacta. A iniciativa inovadora ocorreu pela primeira vez no Arraial Solidário, proporcionando que os resíduos recicláveis gerados no local tenham o destino ambientalmente correto.

O espaço atraiu a curiosidade de frequentadores, tornando-se um importante espaço de sensibilização e educação ambiental, sendo fundamental para incentivar a prática da reciclagem. Os resíduos serão destinados às cooperativas de reciclagem, proporcionando emprego e renda para mais de 80 pessoas.

O Arraial Solidário foi uma realização da RM Tatuapé, com apresentação do Diário do Grande ABC e da Coop, patrocínio da Braskem, Nova Ceasa e Patriani, e copatrocínio da LGBS e Terracom. O Bingo Solidário teve o patrocínio da Copafer.

Autor: Caroline Terzi