22 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Moeda Pet de junho será realizado neste domingo no Parque Central
Ação de troca de garrafas PET por ração faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente

Santo André, 21 de junho de 2023 - O Moeda Pet, realizado tradicionalmente no Parque Central todo último sábado do mês, desta vez acontecerá neste domingo (25), das 9h às 13h, em formato drive-thru. A alteração faz parte da programação especial do Junho Verde em Santo André. O programa faz a troca de um quilo de garrafas PET por um quilo de ração.

Também neste domingo, das 10h às 15h, o Parque Central recebe mais uma edição da feira de adoção “Eu amo, eu adoto”.

Cada quilo de resíduos entregues no Moeda Pet equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. O material precisa estar limpo e seco. Em maio foi registrado recorde de arrecadação desde a criação do programa, em dezembro de 2019. No mês passado foram trocados 15 mil recipientes por 750 quilos de ração para 210 pessoas. Cada munícipe pode levar para casa até 3 kg  de alimento para cães e gatos ou doar para ONGs cadastradas.

O material arrecadado é encaminhado às cooperativas do Aterro Municipal de Santo André. Além de contribuir com o meio ambiente através da reciclagem, a ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e do Dr. Hato Hospital Veterinário visa a educação ambiental e a inclusão social.

"Nosso programa tem o condão de retirar plástico das ruas e dar uma destinação correta aos recicláveis. De quebra , geramos renda para os cooperados e distribuímos ração para os tutores e protetores da causa animal", destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Para aderir ao programa Moeda Pet, as empresas interessadas podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957 da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e consequentemente o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas plásticas e doações de ração para os pets.

O Parque Central fica na Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.

| Texto: Janete Ogawa