Evento de encerramento da formação contou com a participação da especialista Maria Inês Fini e do palestrante e escritor Dunga
Santo André, 21 de junho de 2023 – A Secretaria de Educação de Santo André proporcionou mais um momento marcante para 200 gestores da rede municipal. Desde abril, os profissionais realizam uma verdadeira imersão em referências teóricas e práticas para atualização de conhecimento na área e, nesta quarta-feira (21), ocorreu o encerramento da capacitação nas dependências do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.
“A formação contínua dos profissionais da Educação é um pilar fundamental para o avanço e aprimoramento da qualidade da educação em nosso município. Nossa meta é proporcionar cada vez mais momentos como este”, destacou secretário de Educação, Almir Cicote.
Na ocasião, Maria Inês Fini, reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas, parabenizou os participantes e abordou temas como Gestão e Planejamento Estratégico. O foco da especialista foi abordar o gerenciamento pedagógico, administrativo, mas principalmente a gestão de pessoas. Além disso, promoveu a reflexão sobre o absenteísmo, que tem afetado a Educação do país após a pandemia.
O encontro contou ainda com a participação e palestra de Dunga, que além de escritor é cantor e compositor. Durante sua apresentação abordou as “Cinco fases para ter sucesso e ser um vencedor”, tema de seu livro intitulado “Acredite”.
De acordo com o autor, todos têm ideias, mas só alguns são fortes e corajosos o suficiente para passar pelas cinco fases chegar ao sucesso: incluindo a fase de ser “zombado, contestado”; logo após, “respeitado”; em uma terceira fase “considerado”; na sequência “admirado” e, por último, se tornar “referência”. Exemplificando os temas, o autor detalhou quais as ferramentas necessárias para vencer cada fase e também aproveitá-las ao máximo para alcançar o tão sonhado objetivo.
Capacitação – Durante os encontros da capacitação, os profissionais da Educação de Santo André abordaram assuntos como desafios cotidianos, as relações humanas dentro da comunidade e fora dela; subsídios para enfrentar questões relativas à saúde emocional dos educadores tais como ansiedade, Estresse, Síndrome de Burnout e outros problemas cotidianos que impactam e geram estresse profissional.
Também foram abordados aspectos pedagógicos, propriamente ditos da gestão escolar, para o aprimoramento do projeto político-pedagógico frente às demandas atuais; rotinas e desafios da gestão administrativa abordando as competências da escola do futuro; subsídios para o desenvolvimento de competências para criar visão sistêmica com pensamento analítico e estratégico; subsídios para a compreensão dos elementos essenciais para exercer liderança de resultados; e subsídios para compreender os elementos centrais de um projeto de avaliação no novo ecossistema escolar, entre outros.