Santo André, 4 de fevereiro de 2026 - Balanço divulgado pela Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) Parque Tangará - Parque Escola, em Santo André, destacou o sucesso de alcance do seu principal objetivo: difundir a Educação Ambiental. Em 2025, a escola, que utiliza seus 50 mil m² de área verde como um laboratório pedagógico, expandiu fronteiras com a tecnologia e inúmeras ações envolvendo a comunidade escolar e impactou cerca de 58 mil pessoas.
“Os resultados da Emea mostram como Santo André tem avançado na educação ambiental. Ampliamos o alcance das ações, fortalecemos as formações dos educadores e, de forma inédita, abrimos as portas do Parque Tangará também aos sábados. Isso tem permitido que centenas de famílias vivam o espaço, aprendam na prática e se conectem ainda mais com a natureza. Esses avanços são fruto de planejamento, investimento e da visão do prefeito Gilvan, que compreende que cuidar da Educação é também cuidar do Meio Ambiente e do futuro das nossas crianças”, comemorou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Consolidando-se como uma das maiores referências em sustentabilidade na região, a instituição promoveu ações como imersões presenciais no coração da área urbana de Santo André. Nesta iniciativa, 12.870 estudantes e professores participaram de roteiros pedagógicos, vivenciando o aprendizado na prática em meio aos espaços pedagógicos da escola.
A Emea, em sua versão itinerante, levou a educação ambiental e étnico racial a diversas unidades escolares andreenses. O projeto atendeu 25 creches da rede municipal, beneficiando diretamente 5.530 crianças.
Já o Portal da Escola Municipal de Educação Ambiental recebeu o acesso de 38.221 pessoas. Nesse ambiente digital, foi possível consultar e baixar vídeos, revistas e materiais pedagógicos, levando o conhecimento ambiental para dentro de casa ou da sala de aula, de forma livre.
Ainda, com a Jornada Ecoagente, a Emea realizou visitas e orientações em 50 unidades escolares. Com cinco encontros formativos em apenas três meses, mobilizou a comunidade escolar em torno de práticas sustentáveis.
Vale salientar que, aos sábados, é possível explorar os espaços do Parque Tangará - Parque Escola, por meio de uma programação gratuita, para todas as idades, que integra vivências ao ar livre, oficinas e interações nos espaços pedagógicos.
A Emea focou também na capacitação e no apoio a projetos práticos, visando transformar educadores em multiplicadores de sustentabilidade.
Foram realizados sete encontros formativos e imersões pedagógicas, beneficiando 547 educadores e fortalecendo o tema no currículo.
De janeiro a agosto, o projeto de Hortas Escolares levou orientação técnica a 10 escolas, capacitando 66 educadores na implantação e manejo de hortas, incentivando a alimentação saudável e o contato com a terra.
Ao longo do ano também foram promovidas 79 atividades de educação ambiental entre eventos e oficinas, que contaram com a participação de 780 pessoas. Entre os eventos, destaca-se a 4º edição da Emea Pró-Clima com uma programação especial que visou sensibilizar os participantes quanto a mitigação das mudanças sobre o clima, com 503 participantes.
Emea Parque Tangará - A Escola Municipal de Educação Ambiental está localizada no interior do Parque Escola, com aproximadamente 50 mil metros quadrados ocupados em parte por vegetação nativa da Mata Atlântica, que também está à disposição da população.
Tem como objetivo sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, unindo educação e preservação ambiental com aulas e oficinas temáticas.
No portal
www.parqueescola.org.br também é possível ter acesso a materiais pedagógicos, além das edições da Emea em Revista e cursos oferecidos à comunidade.
A Emea Parque Tangará - Parque Escola fica na Rua Anacleto Popote, 46, na Vila Valparaíso.