Santo André, 12 de janeiro de 2026 – A Secretaria de Educação de Santo André realizou em 2025 diversos investimentos com o objetivo de qualificar o ensino e modernizar a estrutura de escolas da rede municipal. O ano passado também foi marcado por prêmios que reconheceram os avanços nesta área no município.
A rede municipal de ensino conta com 3,1 mil professores e mais de 44 mil alunos, que estudam em Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), creches e salas da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Uma das primeiras ações da Prefeitura de Santo André em 2025, já no primeiro dia do ano letivo, foi a entrega da revitalização da Emeief Professor Antônio de Campos Gonçalves, no bairro Campestre, de tempo integral. A unidade está entre as 17 escolas municipalizadas em 2022 e ganhou um elevado padrão de qualidade, atendendo 311 estudantes matriculados.
Outra revitalização e modernização entregue pela gestão foi da Emeief Luiz Sacilotto, no Jardim Alvorada. Com a iniciativa, os cerca de 330 estudantes de 4 a 10 anos – que frequentam do 1º ciclo inicial até o 5º ano – também passaram a desfrutar dos estudos em uma nova estrutura.
“Investir em educação é investir no futuro da nossa cidade. Em 2025, Santo André avançou de forma concreta na qualificação da rede municipal, com escolas revitalizadas, novos equipamentos, ampliação do atendimento inclusivo e projetos inovadores que dialogam com sustentabilidade, ciência e cultura. Esses resultados são fruto de planejamento, trabalho sério e do compromisso diário dos nossos educadores e servidores. As premiações recebidas reforçam que estamos no caminho certo: garantindo mais qualidade no ensino, melhores condições de aprendizado para nossos alunos e reconhecimento estadual e nacional para Santo André”, destaca o prefeito Gilvan Ferreira.
A Secretaria de Educação entregou ainda quatro novas salas de recursos multifuncionais, espaços que oferecem um serviço de educação especial na perspectiva inclusiva destinada aos estudantes com deficiência, e convocou 38 novos professores especialistas em educação inclusiva.
A Educação ampliou também a oferta de transporte escolar, com a entrega de 13 novos veículos, sendo oito destinados a alunos com deficiência, entre eles três vans adaptadas, duas vans convencionais e três micro-ônibus.
“Investimos no diálogo e acolhimento aos servidores e às famílias. Ampliamos em infraestrutura e projetos pedagógicos, valorizamos nossos profissionais e, principalmente, colocamos os estudantes e famílias no centro das decisões, garantindo oportunidades que vão muito além da sala de aula. Aplicamos uma gestão moderna e eficiente com escuta, diagnóstico, planejamento e monitoramento”, pontua o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
A Secretaria de Educação avançou com a manutenção das unidades, aumentando o número de atendimento das ordens de serviço em 20%. De 4 mil atendimentos em 2024, foram realizados pouco mais de 5 mil em 2025.
Em 2025 também começaram a ser revitalizadas a Emeief Prof.ª Hermínia Lopes Lobo, na Vila Assunção, e a Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, no Jardim Marek.
Ainda no campo da ampliação dos equipamentos educacionais, foram entregues duas Escolas Parques. Com as inaugurações, os moradores da Vila Homero Thon e do Jardim Alvorada passaram a usufruir de equipamentos que contemplam espaços de esporte e lazer integrados a escolas municipais.
Educação ambiental - Em 2025 foi lançado o projeto Jornada Ecoagente. A iniciativa tem como objetivo capacitar educadores, estudantes e a comunidade escolar por meio de ações práticas e educativas, integrando o conhecimento ao cotidiano na perspectiva da educação ambiental e mudanças climáticas.
De 2025 a 2026, serão atendidas 50 unidades escolares e cerca de 12,5 mil ecoagentes, transformando as escolas em verdadeiros laboratórios de sustentabilidade e resiliência climática.
Também no ano passado, a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará – Parque Escola inaugurou novos espaços pedagógicos. Além do Brincáfrica, foi entregue o Espaço Mata Atlântica, que busca inspirar uma conexão profunda com o meio ambiente por meio de uma abordagem sensorial, com folhas, sementes, sons, cheiros e elementos que representam espécies importantes da fauna da Mata Atlântica.
A comunidade escolar também passou a poder usufruir da Emea aos sábados para aprendizado e contato com a natureza, com uma programação livre realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Iprodesc (Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico).
Sabina - Em julho de 2025, a Sabina Escola Parque do Conhecimento registrou a marca de mais de 30 mil visitantes. O número histórico representou o sucesso de público no equipamento durante o período de férias, em que os visitantes de todas as idades puderam participar de oficinas, minicursos, show de ciências, sessões de planetário, observação noturna do céu, entre outras atrações.
Em formato inédito, a Sabina também levou suas equipes às unidades escolares por meio do projeto “Sabina Itinerante”, atendendo estudantes de diferentes faixas etárias, desde as creches até a EJA, com atividades da “Jornada Jurássica”, voltadas à paleontologia e aos seres pré-históricos.
Ao longo de 2025, a Secretaria de Educação também ampliou projetos pedagógicos e de apoio aos estudantes. Pela primeira vez, alunos da rede municipal participaram de visitas à Bienal de Arte de São Paulo, um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo, com a participação de 22 Emeiefs e 849 estudantes, numa parceria com o Instituto Renova BR.
Na área de prevenção e cidadania, o programa "Fast Heroes", que prepara alunos para reconhecer e agir com rapidez diante dos sinais do AVC, formou cerca de mil crianças em 2025, levando Santo André a ser reconhecida como "Cidade Angels”.
Premiações - Além do prêmio "Cidade Angels", os impactos positivos da fluência leitora aplicada na rede municipal de Santo André foram reconhecidos durante premiação do programa Alfabetiza Juntos SP, onde a Secretaria de Educação do município recebeu o prêmio "Excelência Educacional" do Governo de São Paulo, destacando-se na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental em 22 escolas municipais.
Em novembro, Santo André também ficou em evidência nacional em Educação Alimentar e Nutricional. O trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino pela equipe técnica de nutricionistas da Supervisão de Alimentação Escolar da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) ficou em destaque na 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Já no mês de dezembro a Secretaria de Educação de Santo André foi premiada em primeiro lugar na categoria “Prática de Gestão Municipal”, durante o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em parceria com a Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi ampliado, passando de 18 (em 2024) para 27 Emeiefs atendidas em 2025, com a formação de 2.038 alunos.
A participação nos Jogos Escolares também registrou crescimento, passando de 2.030 para 2.200 alunos, e contou com escolas municipais em primeiro lugar na categoria. Houve ainda ampliação no número de projetos e crianças atendidas no contraturno escolar, totalizando 5.629 alunos contemplados.
O Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa) ampliou seu atendimento em 15%, somando 216 alunos atendidos de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Já o Programa "Educando com Visão", em parceria com o Rotary Club, realizou a entrega gratuita de 411 óculos para alunos da rede municipal, após realizar consulta oftalmológica em mais de mil estudantes.
Formação continuada - Em 2025 a Prefeitura avançou ainda na educação para as relações étnico-raciais, implantando o núcleo administrativo e pedagógico (Nerer) oferecendo formações nessa perspectiva. Além disso, criou o programa "Cuidar de quem cuida" com formações em saúde mental e socioemocional e fortaleceu a troca de iniciativas das equipes gestoras e o compartilhamento de saberes.