Atividade teve como objetivo promover a troca de informações e de idéias, além da aproximação entre empreendedoras e o programa andreense voltado para o fomento a negócios femininos
Santo André, 29 de junho de 2023 - Nesta quarta-feira (28), a sede do Sebrae ABC, localizada em Santo André, recebeu o primeiro Encontro de Lideranças do programa Circuito Mulheres Empreendedoras. O programa, realizado em parceria com o Sebrae e com apoio da Escola de Ouro Andreense, integra ações voltadas para o desenvolvimento dos negócios administrados por mulheres.
A iniciativa reuniu representantes de dez grupos de empreendedorismo feminino que atuam na região para a troca de informações, de ideias e para a construção de novas possibilidades de ações em conjunto. Estiveram presentes representantes da Amesc (Associação da Mulher Empreendedora Social e da Cultura), Acisa, Made 6 (Mulheres Atuantes no Desenvolvimento do Empreendedorismo), Instituto Acqua, Empreenda Mulher, Tricotando negócios, Conversas de Mulher, Grupo Moms do ABC e Ciesp.
“O fomento ao empreendedorismo é um dos nossos pilares de trabalho e várias ações são desenvolvidas com esse foco. Uma delas é o Circuito Andreense de Empreendedorismo, que leva informação, capacitação e serviços para os empreendedores de toda a cidade, com palestras e ações com estandes nos centros comerciais da cidade. O Circuito Mulheres Empreendedoras chega na esteira deste programa trazendo um olhar específico para a mulher e os desafios que ela enfrenta para obter sucesso nos negócios”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Segundo a diretora de Desenvolvimento, Fernanda Parra, o objetivo deste primeiro encontro com as representantes foi, além de conhecer os grupos de empreendedorismo que atuam no município e na região e as ações que eles estão realizando, promover a aproximação entre empreendedoras e o programa Circuito Mulheres Empreendedoras, para futuras ações em conjunto. “Nós queremos trazer e ouvir novas ideias, pensando juntas como podemos desenvolver o empreendedorismo feminino em Santo André”, completou.
O Circuito Mulheres Empreendedoras já atua, em parceria com o Sebrae, em duas frentes. Uma delas é a promoção de um curso de empreendedorismo para mulheres por meio do projeto Sebrae Delas. A outra é a oferta de qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A formação é direcionada para mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O próprio centro que indica o nome da empreendedora que participará do curso.
O programa, que já esteve nos Cras Sítio dos Vianas, Alzira Franco, Ana Maria e Vila Luzita, deve passar por todos os nove Cras da cidade.
A programação do Circuito Mulheres Empreendedoras pode ser conferida no link
https://bit.ly/CircuitoMulheresEmpreendedoras
Texto: Paola Zanei
Foto: Helber Aggio