29 JUN 2023
Santo André realiza obras para modernizar USF Capuava
Intervenções fazem parte do programa Qualisaúde e vão beneficiar mais de 40 mil pessoas

Santo André, 29 de junho de 2023 – A USF (Unidade de Saúde da Família) Capuava está com obras a todo vapor para voltar a servir aos moradores do segundo subdistrito de Santo André. Na tarde desta quinta-feira (29), o prefeito Paulo Serra realizou vistoria para acompanhar a evolução das intervenções.

Um dos objetivos dessa obra é seguir o padrão que vem sendo implantado nas unidades de saúde do município. “Chegamos com o padrão Qualisaúde em praticamente 50% da rede e queremos chegar até o fim de 2024 em 100%. E não é só reforma, como também a qualificação dos funcionários, a informatização do sistema, melhoria e humanização do serviço, ampliação do atendimento onde é possível”, exaltou o prefeito Paulo Serra.

“Essa região de alguma forma tinha uma desconfiança com o poder público por não receber investimentos. Mas mudamos isso, equilibrando as ações e temos bons equipamentos no segundo subdistrito, não só na saúde, acabando com o complexo dos moradores daqui que achavam que a Prefeitura não chegava nesta região”, emendou o chefe do Paço andreense.

Juntamente ao prefeito, participaram da vistoria os secretários de Saúde, Gilvan Junior, e de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho, acompanhados das respectivas equipes das secretarias.

“Esta é uma das unidades mais antigas e tinha um problema muito sério no telhado, que vai ser todo refeito. Tem unidade que não precisa mexer tanto, mas aqui vamos levar pelo menos mais cinco meses. Optamos por não interromper o atendimento, o que atrasa a obra, mas não tem incômodo para a população. Então estamos fazendo uma metade, quando esta ficar pronta a gente transfere o atendimento para ela, e aí termina o restante e entrega no início do ano que vem”, explicou o prefeito Paulo Serra.

O espaço contará com 20 consultórios, duas salas de reuniões, vestiários feminino e masculino, sanitários, copa, sala de espera, sala de enfermagem, sala de raio-x, rouparia, escovódromo, sala de odontologia, salas de esterilização e expurgo, salas de curativo, procedimento, inalação e vacina, entre outras facilidades tanto para usuários quanto equipe que trabalha no local.

Estão sendo realizadas obras estruturais, com serviços de manutenção, correções, reparações, adaptações e modificações para melhoria das instalações do equipamento, tanto externa quanto internamente. Serão instaladas novas portas, divisórias, esquadrias, ferragens, batentes, vidros, pisos e azulejos, além da parte elétrica e hidráulica e impermeabilização das estruturas. O valor do investimento é de RS 4,8 milhões, com repasse do Governo do Estado via convênio.

“Estamos tirando do papel mais uma obra muito esperada pela população do Capuava. Vamos praticamente reconstruir a unidade de saúde dentro dos padrões de modernidade do programa Qualisaúde. Um investimento que vai beneficiar mais de 40 mil pessoas, que é o número de fichas cadastradas, moradores do bairro e do entorno”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

E por falar em Qualisaúde, o secretário Vitor Mazzeti Filho deu algumas explicações que evidenciam como o programa funciona na prática ao menos do que diz respeito à parte estrutural. “A pessoa quando entra em uma unidade de saúde de Santo André hoje percebe muito claramente que está em um prédio de saúde, porque todos os acabamentos, mobiliário, linguagem arquitetônica utilizada, padrão de cores, são todas as mesmas. Fazemos essa padronização porque tratamos todas as unidades da mesma maneira, o equipamento que existe no Centro tem a mesma qualidade e atendimento de um que fica em região mais periférica. E isso ainda facilita na manutenção das unidades”, explicou.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142