30 JUN 2023
Vila Sacadura Cabral ganha centro comunitário revitalizado e praça com wi-fi
Espaços de lazer, cultura e esporte em bairro de Santo André foram devolvidos à população nesta sexta-feira completamente modernizados

Santo André, 30 de junho de 2023 – Esta sexta-feira (30) foi de muita alegria para moradores da Vila Sacadura Cabral, em Santo André, com as entregas das revitalizações do Centro Comunitário Sacadura Cabral Darzinho Carlos de Oliveira e da Praça Hilda Pereira de Carvalho. Os espaços servirão para o lazer, a cultura, o esporte e outras atividades da comunidade do entorno, inclusive com perspectiva de receber um polo da Escola de Ouro Andreense, ou seja, levando capacitação às pessoas por meio de cursos totalmente gratuitos.

O evento, que reuniu dezenas de moradores da região, contou com a presença do prefeito Paulo Serra, acompanhado do vice Luiz Zacarias, do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho, e outras autoridades.

“Essas obras simbolizam a urbanização e valorização das comunidades, que já estão consolidadas, por isso temos de levar estrutura para esses locais, que já fazem parte da cidade. Podemos melhorar e é o que fazemos ao levar LED, wi-fi, asfalto, escrituras, regularização fundiária, equipamentos de saúde, de educação, de cultura e de lazer”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O Centro Comunitário passou por troca da cobertura, impermeabilização da laje em concreto, instalação do alambrado de proteção, pintura geral e ganhou piso em concreto, enquanto a praça recebeu playground infantil sob tanque de areia, guarda-corpo, mobiliários, canteiros de vegetação com plantio de árvores, arbustos e palmeiras, restando apenas a instalação dos equipamentos de ginástica. O espaço recebeu ainda um ponto de wi-fi livre gratuito. Foram apenas três meses de obra e o valor investido foi de R$ 739 mil.

“A gente está dizendo o seguinte: daquilo que era no passado em comparação a hoje, temos certeza de que está muito melhor”, ressaltou o chefe do Paço andreense, que ainda fez um pedido e deu uma notícia à população do bairro. “Cuidem como se fosse extensão do quintal da casa de vocês. Até porque ainda vamos fazer mais por aqui. Em breve teremos novidades na UPA Sacadura Cabral, que receberá obras do programa Qualisaúde. A única que falta é ela, mas vai chegar”.

Paulo Serra ainda adiantou que nos próximos dias haverá reunião do Núcleo de Inovação Social no Centro Comunitário Sacadura Cabral para que o espaço possa servir à Escola de Ouro Andreense.

“Temos agora grande possibilidade aqui, porque podemos atacar aquela que é a mais cruel das desigualdades, a de oportunidades. Porque quando a pessoa tem oportunidade ela consegue sua independência e evoluir na vida. Então podemos trazer os cursos de capacitação da Escola de Ouro e tantos outros, dando, portanto, oportunidade para as pessoas da região, atacando a raiz do problema da vulnerabilidade social”, disse o prefeito, que recebeu pedidos da população para cursos de corte e costura e cabeleireiro. “Não tenho dúvida que o Fundo Social de Solidariedade vai chegar com esses cursos gratuitos aqui”, pontuou.

“Com bastante alegria entregamos mais essa intervenção. Sabemos da necessidade desse tipo de obra que a gente procura levar para todas as áreas de Santo André, porque representa qualidade de vida. Fazemos o melhor que podemos, com muito carinho. E peço a todos que nos ajudem a cuidar deste espaço”, salientou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho.

Presidente da Associação dos Moradores de Vila Sacadura Cabral desde 2012, Roni Gomes Bonfim, 55 anos, enalteceu a revitalização dos espaços. “Essa reforma foi feita após 23 anos da inauguração, então é uma satisfação muito grande para nós, porque agora valoriza até para a gente desenvolver trabalhos e projetos junto à Prefeitura e também iniciativa privada, terceiro setor e voluntários. Nossa ideia é poder promover a mudança, principalmente para essa juventude”, disse ele, que explicou as homenagens a Darzinho e Hilda. “São precursores nas brigas pela comunidade, porque aqui eram apenas barracos e essas pessoas iam na Prefeitura cobrar para que fosse levado ao local pelo menos um pouco de dignidade para os moradores. Então ambos lutaram e agora estão devidamente homenageados”.

Emoção – Zagueiro da equipe do Sacadura Cabral – atual vice-campeão da Divisão Especial do futebol amador de Santo André -, o fisioterapeuta Marcos Piaçalle, 36 anos, cresceu na comunidade e nesta sexta-feira representou a família no evento que nomeou a praça com uma homenagem à sua avó Hilda Pereira de Carvalho, figura constante na luta pelos interesses dos moradores da vila.

“É emocionante estar aqui. Minha avó foi pessoa importantíssima. Muitas vezes a gente dentro de casa duvidava que iria urbanizar, que (o poder público) não estava nem aí para a gente, mas conseguimos sair do barraco de madeira, construir nossas casas, hoje temos condições melhores, então representá-la neste momento é gratificante. Cabe a nós dar continuidade, respeitar tudo o que ela fez como liderança, porque ela queria que as coisas fossem feitas. Então onde quer que esteja tenho certeza que ela está feliz”, destacou Marcos.

“Eu vim para cá aos 7 anos e na minha infância não tinha praticamente nada, só um campinho do outro lado da avenida, com duas traves feitas por nós mesmos, morando em barraco de madeira, e hoje tem essa evolução. Então as pessoas têm que aprender a dar valor, evoluir. Antes a gente tinha a rua para brincar. Hoje temos muito mais atividades: praça, duas quadras debaixo do viaduto e muito mais”, continuou o fisioterapeuta e jogador do União Sacadura Cabral, que cobrou auxílio da comunidade pela zeladoria dos espaços.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142