04 JUL 2023
Festival de Inverno de Paranapiacaba será realizado a partir do dia 22
Vila inglesa volta neste ano a receber o evento em dois finais de semana

Santo André, 4 de julho de 2022 - Mais de 60 atrações, envolvendo cerca 300 artistas de Santo André e da região, vão passar pelo 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que será realizado nos dois últimos finais de semana de julho (dias 22, 23, 29 e 30). Todas as atrações e atividades são gratuitas, apenas é sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.

“Neste ano vamos ter a retomada total do FIP no formato original que era realizado antes da pandemia, com dois finais de semana. No ano passado tivemos um retorno ainda cuidadoso, com apenas dois dias de evento, e foi muito importante para que pudéssemos implementar algumas alterações, como a do transporte dos visitantes para a Vila. Estamos muito otimistas de que vamos bater novos recordes de público”, disse o prefeito Paulo Serra, durante entrevista coletiva de lançamento do FIP, realizada nesta terça-feira (4).

A abertura do evento acontece no dia 22 (sábado), às 10h, com a entrega de um dos primeiros campos de futebol do Brasil, do União Lyra Serrano. Também será inaugurado um memorial a Charles Miller, que contará a história do pai do futebol e como sua trajetória está relacionada ao clube mais antigo do ABC (União Lyra Serrano).

“O Festival de Inverno é o momento mais esperado por quem vive o dia a dia de Paranapiacaba, local que tem ganhado contornos diferentes nesses últimos anos. Conseguimos dar uma cara nova à Vila e um dos momentos mais especiais dessa edição será a entrega do campo de futebol. Estamos preparando todo suporte para que a visita ao FIP seja inesquecível”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Programação - A programação artística começa às 11h nos quatro dias com atrações musicais diversificadas que vão de estilos como MPB e samba, passando por forró, viola caipira, rock, ska, maracatu, punk e hip hop, até o fuzz, o jazz experimental e o reggae.

As apresentações acontecem em seis pontos principais: os palcos Mercado e da Rua Direita, o Coreto, o Espaço Viradouro, a Biblioteca Ábia Ferreira Francisco, a quadra da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Paranapiacaba, além das atrações itinerantes que percorrem as vielas centenárias da vila inglesa. A programação completa estará disponível a partir do dia 10 de julho no site www.santoandre.sp.gov.br/fip

“É sempre bom reforçar que o conceito do FIP, além da questão solidária, foi pensado para que a vila inglesa histórica seja a principal atração do evento. A gente não leva pessoas que atraem público por conta de sucesso na mídia, porque a principal atração do festival é a própria Vila, nosso patrimônio histórico, nossa gastronomia e tudo que Paranapiacaba oferece”, acrescentou o prefeito Paulo Serra.

De acordo com o prefeito, as atrações estão em vários pontos justamente para atender essa lógica, fazendo o público circular por toda a Vila.

Mas o FIP não se limita a atrações musicais. A programação terá contação de história, mágica, teatro infantil, dança infantil, saraus, graffiti, circo, palhaçaria, dança chinesa, poemas musicados, literatura e capoeira além de Feira Livre do Vinil na Estação do Expresso Turístico, com DJ e atividades gratuitas de lazer para as crianças. E haverá a divertida Câmera 360º.

Duas praças de alimentação – uma no antigo Mercado, e outra nos galpões das oficinas –  vão oferecer muitas opções de alimentação. Haverá food trucks e beer trucks, barracas gastronômicas, além dos restaurantes da Vila e a Feira Caminhos do Cambuci

Para chegar - O visitante que for de veículo próprio vai contar, como em 2022, com estacionamento na Rodovia Dep. Adib Chammas, altura do km 47, e no local ter acesso a um dos ônibus gratuitos que irão até a parte baixa, com desembarque ao lado da Casa Fox. O valor do estacionamento é o mesmo do ano passado (carros R$ 50; motos R$ 40; vans fretadas R$ 100; ônibus R$ 200).

Também é possível chegar de ônibus intermunicipal em uma das duas linhas da Next Mobilidade que vão até o local. A linha 040 sai do Terminal Rodoviário Santo André Leste e a linha 424 sai da estação Rio Grande da Serra da CPTM.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA