12 JUL 2023
SEMASA
Santo André sensibiliza servidores sobre práticas sustentáveis no ambiente de trabalho
Profissionais poderão refletir e aprender sobre reciclagem, consumo racional de água e energia, compostagem, entre outros

Santo André, 12 de julho de 2023 – Servidores públicos de Santo André começaram a ser beneficiados nesta semana pelo projeto A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), iniciativa coordenada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para promover hábitos e ações sustentáveis no ambiente de trabalho.

A primeira ação em campo foi a visita à Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) – Parque Tangará – Parque Escola, um importante equipamento administrado pelos servidores públicos da Secretaria de Educação, que possui vários espaços pedagógicos que permitem a vivência de ações que fortalecem a pauta ambiental, como reciclagem, reúso de água, compostagem e horta orgânica.

“Nós queremos sensibilizar e inspirar os servidores públicos para mudarem hábitos que trazem impactos negativos ao meio ambiente, promovendo o uso racional de papel, água e energia, participando da coleta seletiva e reaproveitando resíduos orgânicos para compostagem”, explica o coordenador do projeto e engenheiro ambiental, Bruno Brito dos Santos.

A assessora institucional da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Maria Aparecida Ribeiro Benetti, comenta a importância de ter uma iniciativa focada na formação socioambiental dos servidores. “Falam que a gente não tira a pétala de uma flor sem que o universo sinta. Ao ampliarem o conhecimento e levarem para o ambiente de trabalho, os funcionários multiplicam as boas práticas”, afirma.

Programa federal – A A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) foi proposta em 1999 pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de rever padrões de consumo e adotar novas ações para ampliar a sustentabilidade socioambiental, em todos os níveis da administração pública.

Santo André formalizou e instituiu a iniciativa no município por meio do Decreto 18.096/2023. Com isso, o projeto A3P tornou-se uma política pública, firmando o compromisso da Prefeitura e do Semasa com a responsabilidade socioambiental.

A iniciativa tem investimento total de R$ 140 mil. Desse montante, R$ 120 mil são financiados com recursos do Fumgesan (Fundo Municipal de gestão e Saneamento Ambiental de Santo André). Outros R$ 20 mil serão investimentos de contrapartida, realizada pelo Semasa.

Santo André 500 anos – O projeto A3P do município soma-se às premissas do programa Santo André 500 anos, realizado pela Prefeitura para estabelecer metas, diretrizes e ações estratégicas para diversas áreas até 2053, quando a cidade completará cinco séculos de existência. Ele é estruturado em quatro eixos de desenvolvimento: humano, urbano e ambiental, econômico e de gestão e inovação.

O A3P também está alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), preconizados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Autor: Susi Elena