20 JUL 2023
DESTAQUES
Paranapiacaba vira cenário para produções audiovisuais
Alex Cavanha
Vila que receberá Festival de Inverno a partir deste sábado já foi palco para gravação de filmes, novela, clipes e série
Santo André, 20 de julho de 2023 - Palco do 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que terá início neste sábado (22), a vila inglesa já foi cenário para diversas produções audiovisuais entre filmes, clipes, série e novela.

Entre as produções realizadas no local está a novela Éramos Seis, da TV Globo. As cenas foram exibidas em fevereiro de 2020 e contaram o início da Revolução Constitucionalista de 1932. As tomadas foram feitas em lugares como o Museu Funicular, a passarela que liga a parte alta à parte baixa da Vila, e algumas vias.

Entre os cantores que já passaram pelo local para gravar clipes estão Anitta e Vitão, que fizeram parceria para lançar a música “Complicado”, em 2019. Em meio à típica neblina de Paranapiacaba, Arnaldo Antunes gravou o clipe da canção “Sou volúvel”, lançada em 2013. E o trash metal da banda norte-americana Megadeth ecoou pelas vias da vila ferroviária no clipe da música “We’ll be back”, lançado em 2022.

Outra produção audiovisual gravada em Paranapiacaba foi a série de suspense Vale dos Esquecidos, da HBO, lançada em 2022. O enredo aborda a história de um grupo de jovens que se perde durante uma caminhada na floresta e vai parar em uma cidade perdida no tempo, com moradores estranhos e uma névoa sem fim.

Paranapiacaba também foi palco de produções cinematográficas como o filme “Doramundo”, lançado em 1978, que conta a história de uma cidade ferroviária que registra uma série de mortes misteriosas. No elenco, estrelas como Rolando Boldrin, Antônio Fagundes, Irene Ravache e Armando Bógus.

Outro filme que teve cenas captadas na vila inglesa é “A princesa da Yakuza”, produção brasileira da Netflix lançada em 2021.

22º FIP - Neste sábado terá início a 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba. A abertura está marcada para as 10h, com a entrega do restauro do campo de futebol do União Lyra Serrano, o primeiro com medidas oficiais do país.

O FIP será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho, e contará com mais de 60 atrações e 300 artistas de Santo André e da região metropolitana. O público poderá curtir uma programação cultural diversificada com música, apresentações teatrais e performances artísticas.

A programação completa está disponível no site www.santoandre.sp.gov.br/fip

Portal de Turismo - Além do site do Festival de Inverno de Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André criou um portal com as principais informações turísticas da cidade. O endereço é www.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre

No site, o turista tem acesso aos principais atrativos de Santo André, dicas de feiras e centros de compras, gastronomia, parques, serviços de hospedagem, lazer, entre outras informações.

| Texto: Tiago Oliveira
| Fotos: Alex Cavanha/PSA