21 JUL 2023
CULTURA
Poeta Silvia Carrasqueira recebe homenagem no Festival de Inverno de Paranapiacaba
Inauguração de sala com o nome da escritora na Biblioteca da Vila acontece neste sábado, a partir das 14h30; programação terá sarau, documentário inédito e exposição
Santo André, 20 de julho de 2023 - Neste sábado (22), na programação do primeiro dia do 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba, será realizada uma homenagem à poeta, escritora, artista plástica e artesã Silvia Henrique Carrasqueira, nascida na vila em 1923 e que faleceu em fevereiro de 2023 aos 99 anos.

A partir das 14h30, a biblioteca Ábia Ferreira Francisco recebe programação que inclui sarau, uma exposição e um documentário inédito sobre a poeta. Na oportunidade, será inaugurada a Sala Especial Poeta Silvia Henrique Carrasqueira.

“A proposta de homenagear Silvia Carrasqueira partiu da sociedade civil, de fazedores de cultura da cidade, e foi acolhida pela Secretaria de Cultura. Por meio desta parceria, o público poderá conhecer um pouco mais de sua trajetória. Uma justa homenagem que ficará marcada também com a sala que receberá seu nome a partir deste Festival de Inverno”, explica a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.

O sarau reunirá nomes da poesia, literatura, música, fotografia e teatro de Santo André, além de familiares e amigos: André Obarcan, Rose Faria, Edu Guerra, Antônio Correa Neto, Zélia Maria Paralelo, Marcos Lemes, Carlos Lotto, Anderson Caffeh, Rogério Colpas, Luciana Petean Siqueira, Denis Siqueira, Ivani Albuquerque, Miralva de Jesus Bastos, Regina Célia Copernik, Valdir Rubio, Ricardo Escudeiro, Denise Coelho, Zho Bertolini, Jurema Barreto de Souza, Juliana Flaminio, Silvia Maria Carrasqueira Zanei e Anna Beatriz Zanei Jomaa, dentre outros.

A atividade contará também com a apresentação do documentário inédito ‘Silvia Henrique Carrasqueira: um documentário poético”, produzido pela Secretaria de Cultura com 14 entrevistas realizadas com familiares, artistas e amigos, bem como com imagens do acervo pessoal, da família e do Museu de Santo André Dr. Otaviano Armando Gaiarsa, além de outros materiais gravados com Silvia Carrasqueira.

Os visitantes poderão conferir ainda a exposição 'Silvia Carrasqueira: a mulher, a artista e a Vila', composta por 20 objetos dentre pinturas em tela, porcelana e tecidos, além de livros e poemas impressos.

De acordo com Rosana Banharioli, uma das coordenadoras da homenagem, a ideia da Sala Especial foi plantada em 2014 por ela e pela escritora e poeta Denise de Oliveira Masselco na Feira Literária de Paranapiacaba daquele ano. “Silvia era uma multiartista nascida e criada na Vila que se casou e criou seus filhos por lá. Tinha uma característica muito peculiar: amava e respeitava suas raízes e mais ainda o novo. Com quase 100 anos – faleceu este ano a menos de dois meses de completar seu centenário – era ativa na vida presencial e na internet”, diz.

“E, mesmo depois de mudar-se da Vila para o Centro de Santo André, nunca deixou de estar presente, seja em participação em evento literocultural, seja em benemerência. Silvia Henrique Carrasqueira deixa legado como uma mulher à frente de seu tempo na escrita e na defesa de seu refúgio, seu cenário preferido. Daí, o projeto em homenageá-la com Sarau e, perpetuar suas memórias na Sala Especial, na biblioteca da Vila, foi só um desfecho feliz e histórico cultural”, completa Rosana.

Serviço:
Homenagem a Silvia Henrique Carrasqueira
Data: 22/7/23 (sábado)
Horário: a partir das 14h30 – dentro da programação do 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba
Local: Biblioteca Ábia Ferreira Francisco | Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Vila de Paranapiacaba – Santo André

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Divulgação/PSA