25 JUL 2023
Santo André promove acolhimento de 43 mil alunos na volta às aulas
Rede municipal se estruturou para receber pais e estudantes nesta terça; unidades foram revitalizadas durante as férias
Santo André, 25 de julho de 2023 - Com o fim do recesso escolar, nesta terça-feira (25), a Secretaria de Educação de Santo André realizou acolhimento dos mais de 43 mil alunos que estudam na rede municipal. Ao chegarem nas unidades de ensino, pais e alunos foram recebidos com muito carinho pelos profissionais das mais de 100 escolas da rede.

Michel Vieira, morador do Parque Novo Oratório, celebrou a volta às aulas. “É bom ter essa pausa, mas o retorno é sempre gratificante”, destacou o pai dos alunos Rui e Heitor.

Os familiares e estudantes da rede puderam encontrar muitos equipamentos revitalizados. Isso porque durante as férias a equipe do programa Escola em Dia realizou intervenções nas unidades, das obras mais simples às mais complexas, para maior conforto dos alunos.

“Em todas as unidades foram realizadas a limpeza de caixa d’água e troca de filtros, bem como a desinsetização e desratização. Além disso, algumas unidades iniciaram o processo de revitalização total, aprimorando a qualidade da infraestrutura, para melhorar o atendimento às crianças de nossa cidade”, pontuou o diretor de Administração e Infraestrutura da Educação, Junior Amaral.

Além de um planejamento para a retomada das aulas, a Prefeitura de Santo André e a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) também investem em merenda de qualidade.

Os alunos contam com os cardápios de alimentação escolar elaborados por nutricionistas de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base de alimentos como cereais, leguminosas, carnes, leite, legumes, verduras e frutas.

"Eu tô muito empolgada pra voltar para a escola, o que eu mais gosto é estudar matemática e comer as frutas no almoço", disse Yasmin, aluna do 3° ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Darcy Ribeiro, no Parque Novo Oratório.

Newsletter – Aproveitando a volta às aulas, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André divulga neste mês de julho a Newsletter Conexão Escola! A iniciativa tem a proposta de promover atividades e práticas relevantes da pasta neste primeiro semestre, além de destacar as ações realizadas por educadores e servidores das escolas municipais com os alunos da rede.

Neste exemplar, entre os temas de destaque, estão a iniciação das aulas de robótica para 10 mil estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal; entrega de oito óculos inteligentes para alunos com deficiência visual de Emeiefs e da Educação de Jovens e Adultos; e o lançamento do projeto “Fazendo Arte”, que veio para auxiliar no aprendizado de crianças com deficiência a partir de atividades com música, artes visuais, diversidade cultural, contação de história, teatro, fotografia, dança, folclore e brincadeiras.

O reforço no Transporte Escolar com quatro novos ônibus para atender cerca de 640 estudantes dos bairros Cata Preta e Recreio da Borda do Campo; a utilização de brinquedos lúdicos para ajudar no desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade; a constante valorização e capacitação de gestores da rede municipal que a Secretaria de Educação vem realizando, além da qualidade da merenda,  também são assuntos que garantem espaço na newsletter.

Assim como a parceria com o Instituto Janeth Arcain, em que 120 alunos de quatro unidades escolares participam de aulas de basquete; o nascimento de cinco pinguins-de-magalhães na Sabina Escola Parque do Conhecimento; a realização de eventos como as festas culturais nas escolas da rede e as atividades de educação ambiental Emea Pró-Clima, entre outros assuntos.

O material, divulgado por meio eletrônico e aplicativo de mensagens, conta com layout atrativo e interativo trazendo notícias das escolas da rede municipal, de iniciativas educacionais dos professores, da contribuição dos servidores e ações dos equipamentos de atividades complementares, tendo como público-alvo toda a comunidade escolar.

A periodicidade da newsletter será semestral, com algumas edições extras durante o ano letivo.
Autor: Caroline Terzi