27 JUL 2023
Educação de Santo André promove V Jornada Pedagógica do Cesa
Iniciativa visa promover diálogo sobre reflexões teóricas e práticas com foco nas ações dos Centros Educacionais de Santo André
Santo André, 27 de julho de 2023 – Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará e o Centro de Formação de Professores Clarice Lispector recebem a V Jornada Pedagógica do Cesa. Durante os encontros, cerca de 120 profissionais, entre coordenadores, vice-coordenadores e gerência dos Centros Educacionais de Santo André, além de monitores da empresa Closer e administrativos da Prefeitura, irão debater reflexões teóricas e práticas com foco nas ações dos 12 equipamentos da cidade.

“Esta é uma atividade que preparamos com muito carinho convidando profissionais que são grandes referenciais. Para nós é gratificante poder proporcionar um espaço para construção de diálogos e partilhas. Assim nosso grupo pode ampliar seus conhecimentos, focar no olhar para o outro com ações e práticas humanizadas”, destaca o gerente dos Cesas, Marcio Fernando Ribeiro.

Durante os dois dias de evento, formadores e palestrantes renomados de diversas áreas estarão presentes no encontro. Nesta quinta-feira (27) o pugilista Washington Silva abriu a programação da V Jornada na Emea com a palestra “Motivação: nas pegadas do campeão”. Na sequência foram realizadas oficinas explorando temas como práticas inclusivas, meditação e emoções, além de jogos e psicomotricidade.

“Parabéns a todos que estão participando desta V Jornada Pedagógica do Cesa. Os nossos Centros Educacionais de Santo André são fundamentais nas ações complementares da nossa Educação”, elogiou o vice-prefeito Luiz Zacarias.

O evento segue nesta sexta-feira (28).  No período da manhã, na Emea, a temática sobre práticas inclusivas volta ao debate, seguida de oficinas que trazem assuntos sobre o Lúdico e o Brincar e também musicalização na Educação infantil.

Na parte da tarde, encerrando a programação nas dependências do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, o evento traz a palestra de Fabio Brotto que vem diretamente de Brasília para abordar a pedagogia da cooperação e Cultura de Paz nas escolas.

Cesas - Os Centros Educacionais de Santo André são complexos que reúnem Emeief, creche, centro comunitário e biblioteca de uma região para realização de ações complementares. São espaços especialmente pensados para o público da rede de educação, com vocações distintas, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formações artísticas, esportivas, pedagógicas e culturais com vocação para o desenvolvimento cognitivo, cultural, motor, afetivo e social.

Além do ensino regular nas Emeiefs e creches, e também cursos para os alunos da rede municipal em horário complementar ao das aulas, são realizadas aulas de reforço aos alunos da rede para recuperação do déficit de aprendizagem, assim como oficinas e atividades para a comunidade.
Autor: Caroline Terzi