28 JUL 2023
Festival de Inverno de Paranapiacaba chega ao segundo fim de semana
Alex Cavanha
Programação terá início às 11h deste sábado com MPB e artes circenses

Santo André, 28 de julho de 2023 - Começa às 11h deste sábado (29), a programação musical do segundo e último fim de semana do 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP). Durante o sábado e o domingo (30), as vielas centenárias da vila inglesa continuarão a receber as atrações musicais e manifestações artísticas que já atraíram mais de 100 mil pessoas nesta edição.

Samba, MPB, forró, moda de viola, rock, ska, punk, hip hop, jazz experimental e reggae são alguns dos estilos musicais que estão presentes no FIP. Os detalhes da programação, que conta com mais de 60 atrações, envolvendo cerca de 300 artistas de Santo André e da região, podem ser conferidos no site https://www3.santoandre.sp.gov.br/fip/

Nos dois dias, as apresentações estão distribuídas em seis pontos principais - os palcos Mercado e da Rua Direita, o Coreto, o Espaço Viradouro, a Biblioteca Ábia Ferreira Francisco e a quadra da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Paranapiacaba, além das ruas da Vila, que vão receber as atrações itinerantes.

Todas as atrações e atividades do festival são gratuitas, sendo apenas sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.

Programação - O samba de Preta Archanjo, que traz releituras de sucessos de Zeca Pagodinho, Maria Rita, Beth Carvalho, entre outros, e o grupo Serafim do Mundo, com apresentação de artes circenses, abrem a programação do FIP no sábado, às 11h. Preta sobe ao palco Mercado e o grupo Serafim do Mundo se apresenta no Coreto.

A programação do palco da Rua Direita começa às 14h com o hip hop de Niel Pimenta, e termina às 18h, quando sobe ao palco o Nietts, trio de pós punk que nasceu em Santo André.

No Viradouro, a programação continua às 13h, quando o grupo ÊBA! faz uma apresentação de cacuriá, uma manifestação típica do Maranhão, originária das festividades do Divino Espírito Santo, repleta de música e dança. Na sequência, às 15h, o grupo Tricotando Palavras apresenta, por meio de fábulas indígenas, as florestas brasileiras.

Ainda no sábado, a programação traz o escritor Eduardo Kaze em um bate-papo sobre o conto, suas técnicas textuais e atividades, a partir das 14h, na Biblioteca Ábia Ferreira Francisco. O maracatu do grupo “Maracatu no Balanço das águas” é a primeira atração itinerante do sábado, com apresentação começando às 12h.

Domingo - A capoeira do projeto Messias Beiço Gingaê vai percorrer as ruas da Vila a partir das 10h do domingo, abrindo a programação do último dia do 22º FIP. O cortejo da Pequena Trupe de Circo é a segunda atração itinerante do dia, às 16h.

Já a programação musical do domingo começa às 11h, com a MPB do cantor Celloo no palco Mercado. E segue às 13h com apresentação do grupo Forró da Macaxeira, que vai colocar três mulheres em cena, tocando e cantando cultura nordestina.

No palco do Coreto, domingo é dia de MPB. Ao meio-dia, o cantor e autor andreense Davilson Assis Brasil apresenta o seu show com canções autorais e clássicos da MPB, e as cantora Anabel Andrés e Priscila Magella apresentam o show Duas Beiras, às 14h, trabalho em que compartilham composições e histórias das suas jornadas diversas à beira de dois rios.

A banda Nokaos abre ao meio-dia a programação do palco da rua Direita com ska, e Vetinho Man e ZionSounds apresentam sucessos do reggae e composições autorais, encerrando a programação do dia, às 18h.

O Espaço Viradouro recebe a intervenção “Batuque todo dia, Coco de Roda é poesia!”, que propõe uma vivência de Coco de Roda, brincadeira tradicional do nordeste brasileiro, a partir das 11h. O teatro infantil da Cia Terrível começa às 13h e o palhaço Musir se apresenta às 15h.

Para os fãs de rock’ roll, domingo é dia o tradicional Coletivo Rock ABC, na Emeief Paranapiacaba, com programação a partir das 11h e apresentação de bandas como Torture Squad, Decreto sem Lei e O Velho Bucaneiro, até as 18h. O palco vai contar com apresentação de Rodrigo Branco, da rádio Kiss FM.

Duas praças de alimentação – uma no Antigo Mercado, e outra nos Galpões das Oficinas – vão oferecer muitas opções de gastronomia. Haverá food trucks e beer trucks, barracas gastronômicas, além dos restaurantes, lanchonetes e cafeterias da Vila e a Feira Caminhos do Cambuci

Como chegar - O visitante que for de veículo próprio poderá estacionar na altura do km 47 da Rodovia Dep. Adib Chammas, e no local ter acesso a um dos ônibus gratuitos que irão até a parte baixa de Paranapiacaba, com desembarque ao lado da Casa Fox. O valor do estacionamento é o mesmo do ano passado (carros R$ 50; motos R$ 40; vans fretadas R$ 100; ônibus R$ 200).

Duas linhas intermunicipais da Next Mobilidade atendem a região. A linha 040 sai do Terminal Santo André Leste e tem tarifa de R$ 7,40, com tempo de trajeto de aproximadamente 1 hora e 25 minutos. A linha 424 sai da estação Rio Grande da Serra da CPTM, com tarifa de R$ 4,80 e trajeto de 20 minutos.

Programação do 22º FIP:

Dia 29/7 (sábado)

Palco Mercado
Apresentação: Lellé Ferreira
11h - Preta Archanjo (Samba)
13h - Juliana Lima e banda (MPB)
15h - Graça Cunha e banda (Jazz)
17h - Banda 365 (Rock)

Coreto
Apresentação: Palhaço Juneko Leleko
12h - Edu Guerra (poemas Musicados)
14h - Ale Oshiro (Sarau)